Acervo artístico da ACB é aberto à visitação pública

por Paula Ary

20/01/2023

FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare

Instalado na praça Riachuelo, em Salvador, o prédio da ACB (Associação Comercial da Bahia) foi inaugurado em 1817. Além da beleza arquitetônica, o imóvel guarda uma grande coleção de obras de artes que está disponível à visitação pública.

Candelabros, mobiliário, fotografias antigas, tapetes raros, relógios, documentos, cartas e atas compõem o acervo, que conta ainda com uma pinacoteca que retratam acontecimentos da Bahia e do Brasil, governantes do período imperial e dirigentes da ACB.

Um enorme quadro de Cândido Portinari, datado de 1952, e de valor incalculável, que retrata o desembarque da família imperial portuguesa em Salvador em 1808, é um dos destaques do acervo.

Fundada em 1811, a ACB é a primeira Associação Comercial do Brasil e das américas. Os ex-presidentes Getúlio Vargas e Washington visitaram o local, que é também o último onde o poeta Castro Alves fez sua última declamação pública, em 10 de fevereiro de 1871.

LEIA MAIS


Deprecated: A função get_page_by_title está obsoleta desde a versão 6.2.0! Em vez disso, use WP_Query. in /home1/eduar289/public_html/wp-includes/functions.php on line 6078