Cotações
Ver todas

05 de dezembro de 2017

Superintendente de Educação Profissional anuncia primeiro curso técnico presencial em Una

05.12.2017_Curso florestal

O deputado Eduardo Salles e o prefeito de Una, Tiago de Dejair, participaram de audiência nesta terça-feira (5), com o superintendente da Educação Profissional e Tecnológica, Durval Libânio Neto, para tratar sobre o primeiro curso presencial que será implantado no município, para a formação de técnicos florestais

Com aulas previstas já para o próximo ano, na Estação Experimental da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), o curso oferecerá, no turno oposto ao do ensino regular, 35 vagas destinadas aos filhos de agricultores e que estejam cursando o segundo ano do Ensino Médio.

“Esse curso tem grande importância para a juventude de Una. Porque, além de melhorar a produção e renda dos pequenos produtores, vão garantir uma melhor qualidade do plantio”, afirmou o deputado Eduardo Salles.

O curso de Técnico em Florestas habilita profissionais para atuar no desenvolvimento de atividades relativas à produção, condução e manejo de mudas, fazendo uso de diferentes tecnologias, visando garantir uma melhor condição para o processo de cultivo e de relações com o meio ambiente.

“A proposta é que, em um ano e meio, os alunos se tornem aptos a atuar de forma técnica na lavoura de café, cacau, dendê, cupuaçu, açaí, seringueira, dentre outros produtos cultivados em Una e na região, de forma a estimular a sucessão familiar rural”, afirmou Durval Neto.

Para isso, o Tiago Dejair garantiu a disponibilidade de um ônibus escolar para o deslocamento dos estudantes matriculados nos dois cursos e, o estado, uma bolsa no valor de R$ 15 por dia para as despesas com alimentação desses alunos.

“Esse é o primeiro curso técnico presencial e gratuito que acontece em Una. Antes, oferecíamos apenas dois cursos à distância, através de uma parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFBA) “, explicou Tiago Dejair.

“Agradeço ao governador Rui Costa, ao secretário estadual de Educação, Walter Pinheiro, e ao superintendente, Durval Libânio Neto, pela atenção à educação nos municípios que represento. Ao lado do prefeito Tiago e do nosso grupo político, empenharemos esforços, cada vez mais, para levar mais educação para Una”, disse Eduardo Salles.

Comentários