Cotações
Ver todas

08 de fevereiro de 2017

SEINFRA garante recuperação em estrada de Itaetê e CERB assegura melhorias no sistema de abastecimento de água

DSCN7208

Durante audiência na SEINFRA (Secretaria de Infraestrutura), nesta terça-feira (7), o deputado estadual Eduardo Salles se reuniu com o chefe da pasta, Marcus Cavalcanti, o prefeito Valdes Britos, e o secretário municipal de Educação, Bolota Damasceno, para agradecer ao secretário pelo empenho no atendimento às demandas de recuperação das rodovias baianas.

O deputado estadual aproveitou a audiência para saber como está o andamento do projeto de recuperação da BA-245, entre Marcionílio Souza e o entroncamento da BA-142 (Andaraí/Mucugê), passando por Itaetê. Segundo o secretário Marcus Cavalcanti, o Banco Europeu já garantiu o dinheiro, no valor de R$ 200 milhões, para a primeira etapa do projeto.

“Estamos dependendo da assinatura do Senado para liberar o recebimento do valor. Já estamos no processo de contratação de uma empresa que será responsável pelo projeto executivo. Passada essa parte burocrática, temos um período de seis meses para a finalização do projeto. Em seguida, um prazo de 60 dias para a licitação da obra e depois começamos o trabalho propriamente dito”, explica o secretário.

Como medida emergencial, o deputado Eduardo Salles solicitou ao chefe da pasta o serviço de patrolamento, que consiste na utilização de máquinas para melhorar o pavimento de estradas de chão. “Fizemos a solicitação à SEINFRA para realizar esse serviço paliativo até terminar o projeto executivo e o secretário, imediatamente, autorizou”, disse o parlamentar.

“É uma vitória, porque estamos nesta luta há muito tempo. A recuperação da estrada é fundamental para a toda a região da Chapada Diamantina”, celebra Eduardo Salles.

Ainda na audiência, o grupo aproveitou para solicitar o serviço de patrolamento de Itaetê ao distrito de Rumo, via o povoado de Colônia. “Sabemos que 90% dos alunos da rede municipal saem desse distrito. É preciso um cuidado maior nessa localidade”, disse.

ABASTECIMENTO DE ÁGUA

Durante audiência com o presidente da CERB (Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia), Marcus Bulhões, nesta terça-feira (7), o deputado estadual Eduardo Salles, o prefeito Valdes Brito e o secretário de Educação, Bolota, solicitaram o envio de equipe do órgão para avaliar o sistema de abastecimento de água que atende oito comunidades do município e sua extensão até o assentamento Santa Clara.

“Este sistema foi solicitado quando estive à frente da Secretária de Agricultura e alguns gestores do município na época inauguraram a obra sem a autorização da CERB. Hoje, o sistema apresenta problemas e falhas, pois não existe pessoal capacitado para manusear os equipamentos”, explica Eduardo Salles.

O grupo também destacou o problema de falta de água no Povoado de Bananeiras, onde residem, aproximadamente, 1.400 pessoas. “Nesse local a água não é de boa qualidade e a população sofre com essa escassez e precisamos solucionar esta situação com maior brevidade”, afirma o prefeito.

Uma das soluções possíveis para resolver o problema é a captação de água do Rio Paraguaçu. “Estamos buscando a elaboração de um projeto executivo  junto a CERB e além disso, viemos ver o que é possível fazer para atenuar este problema na comunidade de Bananeiras”, disse o parlamentar.

O presidente da CERB se comprometeu a enviar uma equipe até o local na próxima semana para avaliar a possibilidade de extensão do sistema de abastecimento. “Nossa equipe irá a campo avaliar as questões apresentadas e fazer um levantamento para a elaboração de projeto para a comunidade de Bananeiras”, garantiu Marcus Bulhões.

Também participou das audiências na SEINFRA e CERB o secretário de Agricultura do município, Jorge Tiodoro.

Comentários