Cotações
Ver todas

25 de novembro de 2016

Retomada de atendimento em hospital de Seabra é pauta de audiência na Sesab

dscn5756

Acompanhado de lideranças da sociedade civil de Seabra, o deputado estadual Eduardo Salles participou, nesta sexta-feira (25), de audiência com o secretário estadual de Saúde (SESAB), Fábio Villas Boas, para debater alternativas que permitam a retomada do funcionamento do centro cirúrgico do Hospital Frei Justo Venture, que segue interditado há 30 dias.

Segundo o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Seabra, João Gomes, o vice-presidente da Soase (Sociedade Assistencial de Seabra), Edenilson Teixeira, o presidente da Associação de Funcionários de Seabra, Márcio Braga, e o presidente da Associação Comercial e Industrial de Seabra, Jucileno Duarte, presentes na audiência, a sociedade civil está mobilizada para conseguir os investimentos necessários.

Com nova gestão do hospital, a partir de quinta-feira (1º), as lideranças da sociedade civil buscam, por meio de sindicatos e associações comerciais, obterem os recursos necessários e adequar o centro cirúrgico conforme as normas da vigilância sanitária para a retomada do funcionamento do hospital.

Atento às reclamações, Villas Boas gostou das novidades e informou que uma auditoria apontou erros graves da gestão atual que estão prejudicando o funcionamento do hospital. “Além de problemas na estrutura, uma auditoria mostrou que existia vários erros de procedimento no hospital.  Percebemos que o pacientes com diagnóstico de baixa complexidade no hospital representa 70% de atendimento. Casos como diarreia e dor de cabeça, por exemplo, são tipos de atendimentos que podem ser resolvidos em uma unidade de menor complexidade, em UPAs e até mesmo em unidades básicas de saúde ”, orientou o secretário.

Vilas Boas se comprometeu a agiliar a finalização da auditoria realizada pela secretaria identificando os procedimentos que poderão ser pagos à entidade administradora do hospital. “A auditoria também vai poder pagar, ao menos parte, dos três meses de salários que estão atrasados dos funcionários. Assim que as obras de manutenção necessárias forem concluídas, enviarei uma equipe da vigilância sanitária que vai avaliar e liberar o funcionamento do centro cirúrgico assim que o local atender a todas as demandas necessárias. “, explicou.
Representante político de Seabra, Eduardo Salles afirma que o retorno das atividades do hospital vai levar mais tranquilidade aos moradores. “Junto com secretário de Saúde e dos amigos que lideram a sociedade civil em Seabra, lutarei para reverter a situação e conseguir a retomada do atendimento no Hospital. Já combinei também com prefeito eleito, Fábio Lago Sul, para que na próxima audiência possa estar presente e acompanhe o andamento do funcionamento do hospital”, disse.

HOSPITAL GERAL DA CHAPADA DIAMANTINA

Villas Boas informou que a entrega do Hospital Geral da Chapada Diamantina, que está sendo construído em Seabra, está prevista para o primeiro semestre de 2017. “Entregaremos o hospital todo equipado para realizar atendimentos de emergência, além de espaços de centro cirúrgico e leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva)”, disse. E ainda combinou visita a Seabra. “No início de 2017 visitarei a finalização da obra do Hospital Geral e o funcionamento completo do Hospital Frei Justo Venture”, acrescentou.

A construção do hospital vai beneficiar os mais de 500 mil moradores da Chapada Diamantina e vai oferecer serviços de cirúrgica geral, ortopedia, clínica médica, pediatria, obstetrícia e outros procedimentos.

Comentários