Cotações
Ver todas

05 de julho de 2017

Rede elétrica para comunidades de Tapiramutá são discutidas na SEINFRA

TAIRAMUTÁ

Em audiência com o superintendente de Energia e Comunicações da SEINFRA (Secretaria Estadual de Infraestrutura), Celso Rodrigues, nesta quarta-feira (5), o deputado estadual Eduardo Salles e o prefeito de Tapiramutá, Ju, reforçaram o pedido da ligação de rede elétrica para a Fazenda Genipapo e solicitaram informações sobre o sistema elétrico nas comunidades de Bananeiras, Carrasco e Baixa da Onça.

“A nossa intenção é levar energia elétrica para comunidades que enfrentam dificuldades por não terem acesso a um sistema de energia em suas residências”, disse o parlamentar.

O prefeito Ju argumentou que a Fazenda Genipapo é composta por vinte e uma famílias, dessas, onze não têm acesso à energia, além de uma casa de farinha e um posto de saúde.  O superintendente explicou que a Fazenda Genipapo já está sendo beneficiada por meio de energia fotovoltaica e isso inviabiliza, infelizmente, atender a região com o Luz para Todos. Já na comunidade de Bananeiras, com 12 famílias, a obra está sendo executada pela Coelba (Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia) e a conclusão está prevista para agosto.

“A obra na comunidade de Bananeiras vai servir para aproximar a rede da Fazenda Genipapo e beneficiar todo esse conjunto de domicílios. Ao total, trinto e cinco famílias serão beneficiadas. Mas vou pedir prioridade na obra por conta do posto de saúde e da casa de farinha”, explicou o superintendente Celso Rodrigues.

O próximo passo agora, segundo o superintende, é aguardar a conclusão da obra na Comunidade e entrar com um pedido para que o estado, por meio da Seinfra, realize a ligação de energia dessas onze famílias. “Vamos seguir acompanhando a obra e, assim que finalizar, entraremos, imediatamente, com um ofício solicitando a realização dessa ligação”, disse Eduardo Salles.

COMUNIDADES DO CARRASCO E BAIXA DA ONÇA

No Carrasco, residem 11 famílias e, em audiência anterior, já havia sido solicitado pelo deputado e o prefeito a reavaliação do sistema elétrico da comunidade. Atualmente, a energia dos domicílios é captada por placa fotovoltaica e fica a 500 metros do sistema de energia. Diante do problema, o superintendente aconselhou que dois ofícios, solicitando a ligação para o secretário estadual de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, e outro à Coelba, com pedido de orçamento da obra, fossem encaminhados.

Para a Comunidade de Baixa da Onça, onde vivem cinco famílias, conta também com um poço artesiano, uma casa de farinha e uma escola municipal, o prefeito Ju e o parlamentar solicitaram a análise do projeto do Programa Luz para Todos.

O superintendente se comprometeu a encaminhar um engenheiro para avaliar a situação da comunidade, e de todas as outras que foram discutidas na audiência, e ofício à Coelba reiterando a atualização do orçamento.

“O meu trabalho como representante político é levar melhores condições de vida à população. Ao lado do prefeito do Ju, do ex-prefeito Luciano Nery, do deputado federal Mário Júnior, e de todo nosso grupo político, iremos efetivar muitas conquistas para o município”, ressalta Eduardo Salles.

Comentários