Cotações
Ver todas

27 de junho de 2016

Programa para detectar precocemente o câncer de mama beneficia 2.100 mulheres em Xique-Xique

Programa de rastreamento do câncer de mama atua em parceria com as Bases Comunitárias de Segurança da Polícia Militar Foto: Carol Garcia/GOVBA

Programa de rastreamento do câncer de mama atua em parceria com as Bases Comunitárias de Segurança da Polícia Militar
Foto: Carol Garcia/GOVBA

Começou nesta terça-feira (27) e segue até 13 de julho, em Xique-Xique, o Programa de Rastreamento do Câncer de Mama. O projeto vai atender 2.100 mulheres entre 50 e 69 anos previamente cadastradas pelos agentes municipais de saúde. A ação foi conseguida na SESAB (Secretaria Estadual de Saúde) após solicitação do prefeito, Dr. Ricardo, do deputado estadual Eduardo Salles, do deputado federal Cacá Leão e do vice-governador João Leão.

A carreta do programa vai ficar estacionada na Praça da Caldeira, com atendimento de segunda a sábado, de 8h às 12h e das 14h às 18h. As mulheres que forem diagnosticadas com a doença serão encaminhadas pela SESAB para tratamento cirúrgico, quimioterápico e/ou radioterápico em unidade oncológica especializada.

Para Eduardo Salles, a carreta só vai levar benefícios às moradoras. “A minha luta é pela saúde da população e a chegada do projeto vai auxiliar na identificação e tratamento. A cada 10 mulheres diagnosticadas com câncer de mama no país, três morrem. Esse é um assunto sério e que precisa ter uma atenção maior”, defendeu o parlamentar.

Para o prefeito, a cidade só tem a ganhar com o programa. “Isso vai diminuir o tempo de espera das mulheres e facilitar a realização do exame, do diagnóstico e do tratamento. É um grande avanço para a saúde de Xique-Xique”, comemorou.

Comentários