Cotações
Ver todas

17 de outubro de 2016

Programa de Rastreamento do Câncer de Mama começou a atender em Piritiba nesta segunda-feira

rastreamento

A ação itinerante do Saúde sem Fronteiras com o Programa Rastreamento do Câncer de Mama chega a Piritiba nesta segunda-feira (17).  A unidade vai ficar estacionada na Praça Getúlio Vargas, onde está o Teatro Municipal, até o dia 27 de outubro atendendo mulheres de 50 a 69 anos.

As mulheres que se enquadram na faixa etária estabelecida pela SESAB (Secretaria Estadual de Saúde) e que desejam atendimento devem levar um documento de identidade, Cartão do SUS e um comprovante de endereço. As pacientes diagnosticadas positivamente terão o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico realizado em unidades de alta complexidade em oncologia na região.

Para o deputado estadual Eduardo Salles, a carreta só vai levar benefícios às moradoras. “A chegada do projeto a Piritiba vai auxiliar na identificação e tratamento. A cada 10 mulheres diagnosticadas com câncer de mama no país, três morrem. Esse é um assunto sério”, alerta o parlamentar.

O Saúde sem Fronteiras da SESAB tem o objetivo de ampliar e descentralizar o acesso a serviços de saúde em toda a Bahia e vai atender uma parte das mulheres que ainda não tiveram a oportunidade de realizar mamografia, exame que detecta precocemente casos de câncer de mama.

“Neste mês de conscientização, é preciso chamar a atenção das mulheres para a importância da prevenção. Por isso, aproveito para parabenizar o secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas Boas, que tem levado esse projeto para todo o estado e permitindo que as mulheres tenham acesso a ação”, disse o deputado.

Comentários