Cotações
Ver todas

27 de abril de 2016

Prefeito de Ilhéus ganha do SEBRAE prêmio de prefeito empreendedor

imageA FIEB (Federação das Indústrias do Estado da Bahia) foi o local escolhido para receber, nesta quarta-feira (27), a cerimônia da final estadual do IX Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, que acontece a cada dois anos. Na Bahia, em 2016, dos 116 projetos inscritos, 20 chegaram à final.

Os finalistas concorreram em oito categorias: Melhor Projeto; Implementação e Institucionalização da Lei Geral; Compras Governamentais de Pequenos Negócios; Desburocratização e Formalização; Pequenos Negócios no Campo; Inovação e Sustentabilidade; Municípios Integrantes do G100 e Inclusão Produtiva com Segurança Sanitária.

O deputado estadual Eduardo Salles foi escolhido para entregar a premiação “Prefeito Empreendedor SEBRAE ” ao gestor de Ilhéus, Jabes Ribeiro, e ao secretário de Indústria e Comércio, Roberto Garcia.

O prefeito venceu na categoria Inclusão Produtiva de Negócios e Gestão de Segurança Sanitária, com o projeto Gestão de Segurança Sanitária e Inclusão Produtiva de Negócios Alimentícios e Centrais de Abastecimento. Há dois anos o gestor também foi selecionado à última etapa estadual.

O prefeito chegou à final porque em 2015 a gestão municipal realizou com aproximadamente 500 empreendedores de Ilhéus orientação, qualificação na manipulação de alimentos e produtos de estética e beleza. As ações foram feitas pela Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Indústria e Comércio em parceria com o SEBRAE.

Um exemplo da ação em Ilhéus é o espaço comum dos comerciantes que trabalham na praça São João Batista, no bairro Pontal. O local foi urbanizado pela Prefeitura de Ilhéus recentemente e, após ideia da comunidade, um quiosque é utilizado para armazenar produtos de limpeza e evitar que os materiais tenham contato com os alimentos.

Jabes Ribeiro citou ainda a criação do Balcão Empreendedor, com a inscrição de 2.300 novos empreendedores em Ilhéus. O espaço reúne todos os serviços de fomento à formalização empresarial e oferece um agente do Banco do Brasil, o que facilita o acesso ao crédito.

Agora Jabes Ribeiro concorre na etapa nacional, marcada para acontece em junho, na capital federal. Outros prefeitos premiados na noite foram ACM Neto, Ricardo, Charles, Vane.

O evento teve a participação de diversas autoridades como o presidente da FIEB, Ricardo Alban, do superintendente do SEBRAE Bahia, Adivan Furtado, do presidente da CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas), Frutos Dias, o presidente do LIDE, Mário Dantas, e outros.

Comentários