Cotações
Ver todas

17 de janeiro de 2017

SESAB recomenda vacinação contra febre amarela em 45 municípios baianos

1-agulha-vacina-febre-amarela1

Em função do surto de febre amarela em Minas Gerais, estado que faz divisa com a Bahia, a SESAB (Secretaria Estadual de Saúde) recomendou que 100% dos moradores de 45 municípios sejam imunizados contra a doença. Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Casa Nova, Itaguaçu da Bahia, Luís Eduardo Magalhães, Paratinga, Pilão Arcado, Remanso, Santana, Sento Sé, Serra do Ramalho, Sítio do Mato, Sobradinho e Xique-Xique são algumas das cidades na lista (veja a relação completa abaixo).

O órgão garante que a imunização não é uma campanha e, por esse motivo, não determinou data de início e término para a vacinação. A SESAB afirma ainda que não há casos da doença confirmados na Bahia.

A SESAB destaca que há doses de vacina contra a febre amarela suficientes para imunizar 100% dos moradores dos 45 municípios indicados.

O deputado estadual Eduardo Salles parabenizou a SESAB pela ação. “Não há motivo para pânico, mas o secretário Fábio Vilas-Boas está correto em imunizar a população para evitar que a doença entre na região”, disse o parlamentar.

A vacinação contra a febre a amarela não é recomendada para pessoas com doenças como lúpus, câncer e HIV, devido à baixa imunidade, nem para quem tem mais de 60 anos, grávidas e alérgicos a gelatina e ovo, pois pode causar reações segundo a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

O Ministério da Saúde informa ainda que a doença se torna aparente de três a seis dias após a infecção. Os sintomas iniciais são febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza. A maior parte das pessoas apresenta uma melhora após tais sintomas.

Confira os municípios:
Angical
Baianópolis
Barra
Barreiras
Bom Jesus da Lapa
Brejolândia
Buritirama
Campo Alegre de Lourdes
Canápolis
Carinhanha
Casa Nova
Catolândia
Cocos
Coribe
Correntina
Cotegipe
Cristópolis
Feira da Mata
Formosa do Rio Preto
Ibotirama
Itaguaçu da Bahia
Iuiú
Jaborandi
Luís Eduardo Magalhães
Malhada
Mansidão
Morpará
Muquém de São Francisco
Paratinga
Pilão Arcado
Remanso
Riachão das Neves
Santa Maria da Vitória
Santa Rita de Cássia
Santana
São Desidério
São Félix do Coribe
Sento Sé
Serra do Ramalho
Serra Dourada
Sítio do Mato
Sobradinho
Tabocas do Brejo Velho
Wanderley
Xique-Xique

Comentários