Cotações
Ver todas

02 de maio de 2016

Sebrae promove a Semana do Microempreendedor Individual

MEI

De 2 a 7 de maio, os baianos que sonham em empreender ou que já são microempreendedores individuais (MEI) terão uma semana inteira com oportunidades gratuitas. O Sebrae realiza a Semana do MEI, com 14.279 vagas de capacitação em todo o estado, sendo mais de 4,5 mil apenas em Salvador, e a oferta de diversos serviços para os empresários deixarem a empresa em dia. Somando capital e interior, a Semana ofertará 274 capacitações diferentes. O evento na capital, normalmente realizado na praça em frente ao Shopping da Bahia, tem como novidade desta edição a mudança para dentro do shopping, com tenda no estacionamento e megapalestras nas salas do UCI Orient. Com isso, o horário de atendimento foi estendido, acompanhando o funcionamento do shopping, das 9h às 22h.

Em Salvador, além de mais de cem opções de capacitação, os microempreendedores individuais poderão aproveitar o evento para regularizar pendências da empresa, como o preenchimento da Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-MEI), a emissão de boletos mensais do Documento de Arrecadação Simplificada (DAS-MEI), e alterações ou baixa do CNPJ. Quem ainda não é MEI e quer se formalizar também contará com a ajuda da instituição. Em caso de dúvidas, os técnicos do Sebrae estarão disponíveis para consultas e orientações empresariais.

Durante a ação, a instituição espera realizar mais de 8 mil atendimentos a empreendedores em todo o estado. Segundo Rogério Teixeira, gerente da unidade regional do Sebrae em Salvador, o objetivo é contribuir para o fortalecimento do MEI, com orientações e capacitações em gestão, planejamento, vendas e inovação. “Também há a novidade das megapalestras com empresários de sucesso, que ocorrerão no cinema, proporcionando uma experiência diferenciada”, conta ele, lembrando que a Semana também é voltada para quem quer empreender e busca mais informações.

No Shopping da Bahia, a programação contará com 6 megapalestras e cem oficinas e palestras. A cada dia, uma megapalestra acontecerá na sala de cinema do UCI Orient, trazendo casos de sucesso para inspirar os empreendedores. Os convidados são Zica Assis, fundadora do Beleza Natural; Leandro Cardoso, sócio-diretor da Alpha Fitness; Leilla Carolline, sócia da Nutrie Vida Saudável; Zé Pimenta e Kiko Kislansky, da Euzaria; e Alessandra Hattoria, da Leka Foodtruck. Para esclarecer um tema que gera muitas dúvidas, uma das megapalestras será sobre “As atribuições legais do MEI”, com a participação da Receita Federal, Previdência Social, Junta Comercial do Estado da Bahia (Juceb) e Sebrae.

Já as palestras e oficinas abordarão diversas necessidades dos empreendedores, como planejamento, compra e venda, acesso a crédito, inovação e como fugir do fiado. As inscrições já estão abertas pela Central de Relacionamento do Sebrae, no 0800 570 0800, ou pelo site www.ba.sebrae.com.br.

Evento também acontece na RMS e no interior baiano

Os empreendedores da Região Metropolitana de Salvador (RMS) não ficarão de fora das oportunidades. Há mais de 400 vagas de capacitações disponíveis para os municípios de Camaçari, Dias D’Ávila, São Sebastião do Passé e Alagoinhas. Em Lauro de Freitas, haverá atendimento, orientações e oferta de serviços no ponto de atendimento do Sebrae no município.

Já quem vive no interior baiano poderá contar com a programação que será realizada pelas unidades regionais do Sebrae, localizadas em Barreiras, Feira de Santana, Ilhéus, Jacobina, Juazeiro, Santo Antônio de Jesus, Irecê, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista.

Além do Shopping da Bahia e do UCI Orient, o evento tem como parceiros a Previdência Social; a Receita Federal; a Caixa Crescer; a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCOMM); a Prefeitura de Salvador e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia/Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação (Fapesb/Secti), e a Diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental/Secretaria de Saúde (DIVISA/Sesab).

Fonte: ASCOM Sebrae

Comentários