Cotações
Ver todas

24 de maio de 2016

IFBaiano abre inscrições para primeiro curso em Xique-Xique

Estão abertas inscrições para o Curso FIC (Formação Inicial e Continuada) de Operador de Sistemas de Irrigação oferecido pelo IFBaiano (Instituto Feredal Baiano) em Xique-Xique. O curso desenvolve práticas de irrigação junto a cultivos, reconhecendo diversos métodos e técnicas de irrigação.

As aulas devem começar no dia 15 de junho, em auditório cedido pela Secretaria de Educação de Xique-Xique. “As aulas práticas acontecerão em sedes de associações de produtores”, explica o diretor do instituto no município , Carlindo Rodrigues. Segundo ele, outros três cursos serão abertos ainda em 2016, ainda em locais provisórios.

O início das aulas se tornou possível após liberação de recursos anunciada no início deste mês em Brasília, durante cerimônia de inauguração do campus do instituto em Serrinha. O deputado estadual Eduardo Salles, que esteve no evento ao lado do reitor do IFBaiano, Geovani Nascimento, comemorou o acontecido. “Esses institutos atendem toda a região dos municípios onde se instalam e trazem muitos benefícios, como educação e desenvolvimento”, disse o parlamentar.

Os interessados no curso podem realizar inscrição gratuita no site do IFBaiano até o dia 30 de maio.

O processo seletivo é simplificado e os alunos que preencherão as 40 vagas disponíveis serão escolhidos a partir de uma ficha a ser preenchida no momento da inscrição com informações socioeconômicas.

SEDE PRÓPRIA
Os cursos FIC estão sendo oferecidos em Xique-Xique enquanto a sede própria do instituto, que está em processo de construção, não fica pronta. “No momento estamos aguardando o orçamento do Ministério da Educação para que possamos abrir o processo licitatório”, explica Carlindo Rodrigues.

Para esse pleito, o IFBaiano conta com o apoio do deputado estadual e presidente da Comissão de Educação da ALBA (Assembleia Legislativa da Bahia), Eduardo Salles. “Como representante de Xique-Xique, tenho muito interesse em ver o IFBaiano funcionando e criando oportunidades para os jovens”, diz o parlamentar.

ALAGOINHAS E SERRINHA
Também estão abertas inscrições para os cursos de Preparador de doces, oferecido em Alagoinhas, e de Fruticultor, oferecido em Itaberaba. Assim como o de Xique-Xique, os cursos são gratuitos e os interessados devem preencher cadastro no site do instituto.

Comentários