Cotações
Ver todas

11 de maio de 2016

Estiagem faz produção de grãos cair 1,9% no Brasil e 8,6% na Bahia, afirma IBGE

milhosafrinha

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou nesta terça-feira (10) dados do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola mostrando que a estiagem verificada no cerrado brasileiro deve diminuir em 1,9% a produção de grãos no país nesta safra quando comparada à quantidade no mesmo período do ano anterior.

A estimativa do IBGE é que a produção nesta safra atinja 205,4 milhões de toneladas. O recuo na safra atual ocorreu em função das revisões, sobretudo nas lavouras de soja e milho.

Na Bahia, a redução na produção de grãos em 2016 em relação à safra passada, conforme os dados do IBGE, será de 8,6%, ficando com o segunda maior queda. O Maranhão registrou os piores números, com retração de 29,8%.

Apesar da diminuição na produção de grãos, o Brasil, na safra 2016, vai bater o recorde de produção de soja, com 98,5 milhões de toneladas, número 1,3% maior que a colhida na safra anterior.

Ainda conforme o IBGE, nesta safra a previsão é colher 81,2 milhões de toneladas de milho e 5,6 milhões de toneladas de trigo.

Comentários