Cotações
Ver todas

Notícias

11 de dezembro de 2017, 10:14

Emenda impositiva de Eduardo Salles garante ar condicionado em três escolas estaduais de Bom Jesus da Lapa

ar condicionado

O desconforto para professores e alunos criado pelas altas temperaturas em três escolas estaduais de Bom Jesus da Lapa estão com os dias contados, acredita o deputado estadual Eduardo Salles. Em outubro, ao lado do secretário estadual de Educação, Walter Pinheiro, durante o lançamento do projeto Escolas Culturais, o parlamentar visitou as unidades educacionais e constatou o quanto o calor pode atrapalhar o rendimento dos estudantes e docentes.

Para trazer mais conforto aos alunos, o deputado, que presidiu a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa da Bahia entre 2015 e 2016, colocou entre suas emendas impositivas de 2018 recursos para a aquisição de 49 aparelhos de ar condicionado que climatizarão as salas de aula do Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães, Colégio Estadual Monsenhor Turíbio Vilanova e Colégio Estadual São Vicente.

“Fiz questão de conversar com as três diretoras das escolas para saber exatamente a quantidade de aparelhos de ar condicionado que seriam necessários para oferecer mais confortos aos alunos”, revelou Eduardo Salles.

“O forte calor que faz em Bom Jesus da Lapa compromete a aprendizagem dos alunos e, como representante político do município, tenho ciência do meu compromisso em colaborar para que possamos oferecer melhores condições aos estudantes”, explicou o parlamentar.

Os aparelhos de ar condicionado vão beneficiar cerca de 3.000 alunos dos três colégios estaduais. “Sei das dificuldades que a crise econômica impõe aos cofres públicos estaduais, mas já estou em conversas constantes com o secretário Walter Pinheiro para conseguirmos a instalação dos equipamentos o mais rápido possível, permitindo, já no próximo ano letivo, mais conforto aos estudantes”, disse o deputado estadual.

“Junto com o prefeito Eures Ribeiro, o deputado federal Sérgio Brito e todo o nosso grupo político, estamos trabalhando, nas diversas áreas do município, para conseguir levar mais educação, saúde, infraestrutura e melhorias à população”, concluiu Eduardo Salles.

MAIS EMENDAS

Além dos aparelhos de ar condicionado para as três escolas estaduais, o deputado Eduardo Salles destinou também duas ambulâncias, um trator agrícola com todos os implementos e um sistema completo de abastecimento de água como emenda impositiva para Bom Jesus da Lapa. A expectativa é que o governo estadual entregue em 2018 todos os benefícios ao município.

 

07 de dezembro de 2017, 15:42

Aprovado regime de urgência para concessão da Estrada do Feijão e construção de ponte que vai ligar Barra a Xique-Xique

71154-3-1

Foi aprovado na última terça-feira (5), na Assembleia Legislativa da Bahia, o regime de urgência para o PL 22.594/2017 que autoriza a concessão, na modalidade patrocinada, dos serviços de operação, manutenção e revitalização do sistema viário da BA-052, conhecida como Estrada do Feijão.

Aprovado, o PL vai permitir que, por meio de licitação, ocorra a concessão, em regime de parceria público-privada, para que o sistema viário BA-052, que compreende também a BA-160, seja administrado por uma concessionária particular, que fica com a obrigação de construir a ponte que vai permitir a travessia entre os municípios de Xique-Xique e Barra.

Para que a licitação da concessão ocorra, é necessário que a Assembleia Legislativa conceda a autorização à Secretaria Estadual de Infraestrutura (SEINFRA).

“É fundamental aprovarmos esse projeto para darmos o pontapé para a realização do sonho dos moradores de Xique-Xique, Barra e região. A empresa vencedora da concessão terá a obrigação de construir a ponte sobre o rio São Francisco”, explica o deputado estadual Eduardo Salles, que votou favorável ao regime de urgência.

“Em um momento de crise econômica como o que vivemos, e que não permite ao governo estadual realizar todos os investimentos em infraestrutura que precisamos, fazer a parceria com a iniciativa privada é o caminho mais acertado para que possamos garantir o desenvolvimento”, afirma o parlamentar.

A ponte sobre o rio São Francisco terá um quilômetro de extensão e ligará a BA-160 à BA-161, de Xique-Xique a Barra. Atualmente a travessia é feita por balsa.

A empresa vencedora da licitação será a responsável pela manutenção e recuperação de 463 quilômetros da Estrada do Feijão, entre Feira de Santana e Xique-Xique, e mais 80 quilômetros da BA-160, entre Barra e Xique-Xique.

“Agradeço ao governador Rui Costa, ao vice-governador João Leão, ao secretário estadual de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, ao deputado federal Cacá Leão, e ao deputados estaduais que aprovaram o regime de urgência, por essa conquista que vai trazer mais infraestrutura, permitindo a implantação de projetos agropecuários para gerar emprego e renda”, concluiu Eduardo Salles.

05 de dezembro de 2017, 17:56

Eduardo Salles participa de audiências para tratar demandas de Barra do Choça

BARRA D CHOÇA 2

Para discutir demandas de Barra do Choça referentes a abastecimento de água, instalação de equipamentos de segurança e sinalização na BA-641, além da liberação do Luz Para Todos em comunidade do município, o deputado estadual Eduardo Salles e o ex-prefeito, Oberdan Rocha, participaram, nesta terça-feira (5), de audiências na Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) e na Secretaria estadual de Infraestrutura (Seinfra).

Na Embasa, com o Diretor de Operações do Interior, Ubiratan Cardoso, o parlamentar e o ex-prefeito reiteraram a solicitação para verificar a possibilidade de realizar a extensão de rede de abastecimento de água para a comunidade Estácio. O diretor afirmou que irá encaminhar a demanda para o presidente do órgão, Rogério Cedraz, para que seja inserida em convênios que vão garantir, também, investimentos em rede de abastecimento de água para municípios baianos.

Por telefone, Eduardo Salles discutiu a demanda com o secretário estadual de Infraestrutura Hídrica, Cássio Peixoto, e recebeu a confirmação do chefe da pasta de reforço para efetivar essa solicitação.

Já na SEINFRA, o deputado e o ex-prefeito encaminharam com o secretário estadual de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, a reiteração do ofício solicitando a instalação de equipamentos de segurança e sinalização adequada no KM 14 da rodovia BA-641, entre a sede de Barra do Choça e a localidade de Boa Vista.

Foi reforçado ao secretário que, por falta de equipamentos de segurança e sinalização adequada, diversos acidentes com veículos e motocicletas vêm ocorrendo com frequência na região. Ciente da importância da demanda, o secretário sinalizou como urgente a necessidade da instalação dos equipamentos de segurança e sinalização.

Ainda na Seinfra, com o assessor da Superintendência de Energia, Azevedo, foi solicitado informações sobre o Luz Para Todos na Região do Barreiro, localidade onde vivem 49 famílias. Essa demanda já tinha sido tratada e garantida anteriormente pelo superintendente de Energia da Seinfra, Celso Rodrigues.

Imediatamente o assessor entrou em contato com a coordenação do Luz para Todos e recebeu a informação de que a empresa responsável, a Sirtec, já está com autorização para iniciar a obra e com a ordem para a retirada dos materiais necessários. A coordenação também afirmou que irá solicitar celeridade para efetivar esta demanda.

“Reforço que o meu trabalho como deputado estadual e representante político de Barra do Choça é sempre buscar ações que melhorem a vida da população do município. Ao lado do ex-prefeito Oberdan Rocha, do deputado federal Mário Júnior,  e do nosso grupo político, continuarei trabalhando para efetivar cada uma dessas demandas”, disse o parlamentar.

05 de dezembro de 2017, 15:50

Superintendente de Educação Profissional anuncia primeiro curso técnico presencial em Una

05.12.2017_Curso florestal

O deputado Eduardo Salles e o prefeito de Una, Tiago de Dejair, participaram de audiência nesta terça-feira (5), com o superintendente da Educação Profissional e Tecnológica, Durval Libânio Neto, para tratar sobre o primeiro curso presencial que será implantado no município, para a formação de técnicos florestais

Com aulas previstas já para o próximo ano, na Estação Experimental da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), o curso oferecerá, no turno oposto ao do ensino regular, 35 vagas destinadas aos filhos de agricultores e que estejam cursando o segundo ano do Ensino Médio.

“Esse curso tem grande importância para a juventude de Una. Porque, além de melhorar a produção e renda dos pequenos produtores, vão garantir uma melhor qualidade do plantio”, afirmou o deputado Eduardo Salles.

O curso de Técnico em Florestas habilita profissionais para atuar no desenvolvimento de atividades relativas à produção, condução e manejo de mudas, fazendo uso de diferentes tecnologias, visando garantir uma melhor condição para o processo de cultivo e de relações com o meio ambiente.

“A proposta é que, em um ano e meio, os alunos se tornem aptos a atuar de forma técnica na lavoura de café, cacau, dendê, cupuaçu, açaí, seringueira, dentre outros produtos cultivados em Una e na região, de forma a estimular a sucessão familiar rural”, afirmou Durval Neto.

Para isso, o Tiago Dejair garantiu a disponibilidade de um ônibus escolar para o deslocamento dos estudantes matriculados nos dois cursos e, o estado, uma bolsa no valor de R$ 15 por dia para as despesas com alimentação desses alunos.

“Esse é o primeiro curso técnico presencial e gratuito que acontece em Una. Antes, oferecíamos apenas dois cursos à distância, através de uma parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFBA) “, explicou Tiago Dejair.

“Agradeço ao governador Rui Costa, ao secretário estadual de Educação, Walter Pinheiro, e ao superintendente, Durval Libânio Neto, pela atenção à educação nos municípios que represento. Ao lado do prefeito Tiago e do nosso grupo político, empenharemos esforços, cada vez mais, para levar mais educação para Una”, disse Eduardo Salles.

04 de dezembro de 2017, 17:43

Novos equipamentos cirúrgicos para o Hospital Municipal Frei Silvério, em Una, são garantidos em audiência na Sesab

sesab

O deputado estadual Eduardo Salles participou, ao lado do prefeito de Una, Tiago de Dejair, e da secretária municipal de Saúde, Gleiciane Birschner, de audiência com o secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, nesta segunda-feira (4), para solicitar equipamentos cirúrgicos para o Hospital Municipal Frei Silvério Gigli.

O centro cirúrgico da unidade foi reativado em julho deste ano, após quatro anos fechado, e realiza, inicialmente, cirurgias de herniorrafias, pequenas cirurgias ortopédicas, além da cirurgia para a retirada de tumores benignos de pele.

Sabendo da necessidade e importância do pleno funcionamento do centro cirúrgico do Hospital, o secretário Fábio Vilas-Boas autorizou a liberação de um carro de anestesia, um monitor multiparamétrico com capnografia, um aparelho de bisturi elétrico e um foco cirúrgico.

Para o deputado, os equipamentos cirúrgicos serão fundamentais para a unidade. “Vai oferecer melhores condições para que a unidade realize os procedimentos cirúrgicos, além da segurança aos pacientes que são submetidos ao processo”.

“Aproveito para agradecer, em nome do prefeito Tiago e de todo nosso grupo político no município, ao governador Rui Costa e ao secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, por levarem, cada vez mais, saúde de qualidade, principalmente para a população mais carente”, concluiu.

01 de dezembro de 2017, 19:41

Hospital da Chapada é inaugurado e vai levar mais saúde para Seabra e região

hospital

O deputado estadual Eduardo Salles participou na tarde desta sexta-feira (1º), juntamente com a liderança política de Seabra, João Gomes e o grupo político do município, da inauguração do novo Hospital Regional da Chapada, em Seabra, ao lado do governador Rui Costa e do secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas. Outros 11 municípios da região da Chapada Diamantina também serão beneficiados.

“Logo no início da manhã, fizemos uma visita guiada com o governador pelas instalações do hospital, e com jornalistas do interior. O Hospital Regional da Chapada vai levar mais saúde, não só para a população de Seabra, assim como para toda a região”, comemorou Eduardo Salles.

Com o investimento de R$ 58 milhões e 101 leitos, sendo 10 de Terapia Intensiva (UTI), a unidade hospitalar contará com atendimento de urgência e emergência 24h, centro de bioimagem e cirúrgico, além de ambulatório. O Hospital Regional da Chapada tem abertura programada para o próximo domingo (3), e vai realizar cirurgias pré-agendadas por meio do Mutirão de Cirurgias. Os primeiros procedimentos já estão sendo realizados em Seabra. As consultas e exames pré-operatórios serão feitos até hoje em unidades móveis estacionadas na Praça da Bandeira, na sede do município.

O governador garantiu que a unidade hospitalar terá perfil assistencial de hospital geral, capaz de ofertar ao usuário do Serviço Único de Saúde (SUS) atendimento médico em urgência e emergência clínica, cirúrgica, pediátrica, traumato-ortopédica e psiquiátrica; internação hospitalar nas especialidades de clinica médica, cirúrgica e pediátrica, além de internação em unidade de terapia intensiva. Também estarão disponíveis atendimento ambulatorial mediante oferta de consultas especializadas e cirurgias ambulatoriais; procedimentos de diagnose e terapias (diagnóstico em patologia clinica, anatomo-patologia, imagem, métodos gráficos e métodos ópticos e hemoterapia), e demais serviços de apoio assistencial e administrativo.

A equipe será formada por 349 profissionais, entre eles, 80 médicos, 34 enfermeiros e 98 técnicos de enfermagem. Com o novo equipamento, a população da região da Chapada que precisa, por exemplo, de internamento em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) não mais terá a necessidade de se deslocar para Irecê, Feira de Santana ou até mesmo Salvador.

hospital2

ASSISTÊNCIA OBSTÉTRICA

A população de Seabra e dos outros onze municípios, que compõem a região da Chapada Diamantina, terão assistência obstétrica, por meio do Hospital Frei Justo Venture, que passará por um processo de requalificação e reforma para se adequar ao novo perfil da instituição. O anúncio foi feito pelo governador Rui Costa durante visita guiada com a imprensa ao Hospital da Chapada.

O equipamento funcionava no município de Seabra como Hospital Regional de referência para urgência e emergência. Ele, atualmente, se encontra fechado. A unidade atuará como referência para parto normal atendendo aos municípios que não realizam este serviço e para partos cirúrgicos de toda a região. Terá perfil de atendimento às mulheres de risco habitual.

Com 30 leitos, o hospital contará ainda com centro de parto normal intra-hospitalar, destinado a realizar atendimento humanizado e de qualidade, exclusivamente ao parto de baixo risco; puerpério fisiológico e cuidados ao recém-nascido sadio. Serão três quartos PPP (pré-parto, parto e puerpério). Nos casos em que as mulheres e bebês necessitarem de atenção especializada, serão encaminhados para a referência de Gestação de Alto Risco, em Feira de Santana. O atendimento da unidade, que fará parte da Rede Cegonha, funcionará 24 por dia, sete dias por semana, com acesso por demanda espontânea e referenciada, integrado aos demais pontos de atenção mediante processos regulatórios.

28 de novembro de 2017, 12:12

Governador Rui Costa assina convênios que garantem investimentos para Itaetê, Piritiba, Ipiaú e Bonito

EDUARDO RUI 2

 

O deputado estadual Eduardo Salles acompanhou, nesta segunda-feira (27), o governador Rui Costa para assinatura de convênios e ordens de serviço voltados para diversas áreas, como saúde, esportes, agricultura e recursos hídricos, que reúnem recursos superiores a R$ 81 milhões. Ao todo, 187 municípios foram beneficiados, entres eles Piritiba, Ipiaú, Tapiramutá, Bonito e Itaetê.

Os convênios e ordens de serviço vão garantir melhorias no abastecimento de água, agricultura familiar, desportos, desenvolvimento rural, pavimentação de estradas e ruas, ambulâncias e equipamentos de saúde, bem como a construção de 12 vilas olímpicas em batalhões da Polícia Militar. “Com esses convênios, estaremos oferecendo melhores condições para a população de cada um desses municípios beneficiados. Aproveito para agradecer ao governador Rui Costa pela sensibilidade com as demandas dos municípios que represento”, acrescentou o deputado Eduardo Salles.

Para beneficiar Piritiba, o prefeito Samuel Oliveira recebeu do governador Rui Costa a assinatura da ordem de serviço para investimentos na extensão da rede de energia elétrica nos povoados de Andaraí, Porto Feliz e no Centro do município. Já para Itaetê, o prefeito Valdes Brito assinou convênio para a aquisição de 30 mil metros de tubos que serão utilizados para ampliação do sistema de abastecimento de água em localidades do município.

Para ampliar a oferta dos serviços de assistência técnica e extensão rural (ATER) na agricultura familiar de Ipiaú, o governador Rui Costa assinou convênio do projeto MAIS ATER. A ação foi acompanhada pela prefeita do município, Maria das Graças. Para Bonito, o prefeito Reinan Cedro acompanhou o governador que assinou investimentos para implantação de sistema simplificado de abastecimento de água na comunidade de Ribeiro, que vai beneficiar famílias que não têm acesso à água potável e de qualidade. Também foi assinado convênio para beneficiar a localidade de Cinzeiro, com ampliação da oferta de água.

Além dos convênios, a carreta do Hospital da Mulher foi um dos investimentos anunciados pelo chefe do executivo e que irá auxiliar no processo de rastreamento do câncer de mama e do colo do útero. A unidade móvel vai percorrer todo o território estadual e conta com consultórios ginecológicos e um mamógrafo.

O governador entregou 31 ambulâncias comuns e outras nove do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que irão atender a população de municípios distribuídos por diversas regiões do estado, entre eles Cruz das Almas, viabilizada por solicitação do deputado federal Mário Júnior.

No campo da agricultura e pecuária, quatro tratores com implementos agrícolas foram repassados a quatro municípios. A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) também foi beneficiada, recebendo 34 novos veículos, que serão utilizados em 25 cidades baianas. Entre os municípios beneficiados, estão Cruz das Almas, Itapetinga, Juazeiro, Ilhéus e Morro do Chapéu.

Além disso, Juazeiro também foi beneficiado com assinatura de mais dois convênios, que contemplam Termo de Cessão e Uso de uma área de 42 mil metros quadrados, na área da Orla II. E, ainda, a construção de uma Vila Olímpica, dentro do Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação (BEIC) da Polícia Militar. Já Cruz das Almas, recebeu uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), viabilizada por meio de solicitação do deputado federal Mário Júnior.

Diversas autoridades, entre elas deputados federais e estaduais, além do vice-governador e secretário do Planejamento do Estado, João Leão, e os senadores Otto Alencar e Lídice da Mata marcaram presença. Estiveram presentes ainda os secretários estaduais da Saúde, Fábio Vilas-Boas; de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues; de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, Cássio Peixoto; do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Olívia Santana; de Desenvolvimento Urbano, Jusmari Oliveira; da Agricultura, Vitor Bonfim; e de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Carlos Martins.

 

27 de novembro de 2017, 20:56

Rio Real recebe investimentos para pavimentação de ruas, melhoria da agricultura familiar na região e retomada de obras em colégio estadual

Rio Real 1

Rio Real recebeu, na manhã de hoje, 27, a visita do deputado estadual Eduardo Salles, do governador Rui Costa e do vice-governador João Leão. A comitiva foi entregar a pavimentação de diversas ruas do município, pleiteada pelo prefeito Carroça junto ao grupo político, e anunciar a pavimentação de mais ruas e a construção de uma praça no bairro da Salgadeira, na ordem de R$ 641 mil.

Na ocasião, Eduardo Salles fez a entrega de um trator com implementos agrícolas, fruto de uma emenda parlamentar; aproveitou para agradecer ao governador pela realização da operação Tapa Buraco no entroncamento da BA 396, entre o Distrito de Loreto e a sede, e solicitou o recapeamento completo da via. Outro ponto abordado pelo parlamentar foi a instalação de uma biofábrica para a produção do inseto que combate a mosca negra, praga que tem dizimado os pomares de toda a região. Imediatamente, o governador solicitou que os secretários de Desenvolvimento Rural e de Agricultura, Jerônimo Rodrigues e Vitor Bonfim, respectivamente, se reunissem com a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) para resolver o problema.

Rui Costa, por sua vez, levou para Rio Real os benefícios oriundos dos convênios firmados entre a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e associações e cooperativas do município, na ordem de R$ 3,2 milhões. Entre os novos benefícios, estão recursos para a criação de galinha caipira, patrulhas mecanizadas, pulverizadores atomizadores, câmara fria para armazenamento de suco de laranja, construção de viveiros telado, assistência técnica rural e 50 novas barracas para a feira municipal.

Rio Real 5

Ao visitar o Colégio Estadual José Carvalho e tomar conhecimento da paralisação da reforma e construção da quadra poliesportiva, o governador telefonou para o secretário estadual de Educação, Walter Pinheiro, que assegurou a retomada da obra. Além disso, o governador garantiu um novo gramado para o estádio e novos equipamentos para o hospital local e anunciou a pretensão em universalizar a água em todas as comunidades rurais de Rio Real, até o final do mandato e ficou de analisar o pedido de asfaltamento das ruas do centro da cidade.

“Agradeço ao governador Rui Costa, ao vice-governador João leão, ao secretário de Infraestrutura Marcus Cavalcanti, pelo empenho e sensibilidade com as nossas demandas. Ao prefeito Carroça, ao deputado federal Cacá Leão e a todo nosso grupo político, pela atenção desprendida a Rio real.

Página 1 de 8612345...102030...Última »