Cotações
Ver todas

Notícias

20 de outubro de 2017, 13:59

Eduardo Salles garante emenda parlamentar para climatização das salas de aula do Colégio São Vicente De Paulo, em Bom Jesus da Lapa

BOM JESUS DA LAPA 2

Durante a visita a Bom Jesus da Lapa, nesta quinta-feira (19), o deputado estadual Eduardo Salles anunciou que irá destinar emenda parlamentar de sua autoria para a climatização das salas de aula do Colégio Estadual São Vicente de Paulo. Na oportunidade, o parlamentar estava acompanhando o secretário estadual de Educação, Walter Pinheiro que realizou o lançamento do Projeto Escolas Culturais no município. O evento reuniu secretários municipais, a diretora da instituição, Bety Magalhães, professores, estudantes, e o grupo político do político da gestão do prefeito Eures Ribeiro.

“O forte calor que atinge Bom Jesus da Lapa compromete o ensino e aprendizagem dos alunos. Como representante político do município, vou batalhar para que este recurso seja liberado já no próximo ano letivo”, afirmou o parlamentar.

Na unidade estão matriculados aproximadamente 1.200 alunos do ensino médio, distribuídos em 12 salas nos turnos matutino, vespertino e noturno. Por conta das altas temperaturas, que chegam a atingir 42ºC, a principal observação dos estudantes é a necessidade de ar condicionado nas salas de aula.

“Junto com o prefeito Eures Ribeiro, o deputado federal Sérgio Brito e todo o nosso grupo político no município, vou continuar batalhando por conquistas para o desenvolvimento de Bom Jesus da Lapa”, conclui Eduardo Salles.

20 de outubro de 2017, 10:53

Secretaria de Educação divulga empresa vencedora de licitação para construção de novo colégio estadual em Maraú

SECEDUCACAO

Foi divulgado na última quinta-feira (19) o resultado da licitação para construção do novo Colégio Estadual de Barra Grande, em Maraú. O deputado estadual e membro da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa da Bahia, Eduardo Salles, recebeu a informação diretamente do secretário estadual de Educação, Walter Pinheiro, durante evento em Bom Jesus da Lapa.

O valor do projeto para construção da unidade escolar está estimado em cerca de R$ 2,9 milhões e a empresa que venceu o processo licitatório é a T&F Construções e Empreendimentos Ltda, mas ainda é necessário cumprir o período recursal. Segundo Eduardo Salles, o secretário pontuou que ainda é necessário cumprir alguns trâmites burocráticos da licitação.

“O secretário Walter Pinheiro me informou que existe um período recursal de cinco dias para que as empresas licitantes se manifestem ou não. Em seguida, o resultado será homologado e Pinheiro me garantiu que, tão logo, essa etapa seja finalizada, o governador Rui Costa deve ir ao município para assinar a ordem de serviço”, esclarece o parlamentar.

De acordo com a prefeita de Maraú, Gracinha Viana, atualmente a unidade é um anexo da escola do distrito de Ibiaçú e funciona em imóvel alugado que está em péssimas condições. “Hoje temos cerca de 300 alunos nesta escola. Recentemente estive no prédio e, de fato, a demanda por uma nova unidade de ensino é urgente. Além disso, a previsão é que no próximo ano letivo o número de alunos matriculados chegue a 500″, revela Gracinha Viana.

O projeto licitado prevê uma estrutura com três salas de aula, refeitório, sala de informática, laboratório de ciências, quadra poliesportiva, biblioteca, guarita, estacionamento, sala dos professores, sala da direção, vice-direção e da coordenação. Além dos estudantes de Barra Grande, o novo colégio também irá beneficiar os alunos de Taipu de Fora, Taipu de Dentro, Campinho e da Ilha do Sapinho.

Eduardo Salles também destaca que a construção da unidade é uma demanda da população do município e, por isso, se empenhou na luta para conseguir viabilizar este projeto junto ao governo do estado. “Desde o primeiro momento em que tomei conhecimento desta situação, uni esforços com a prefeita Gracinha, o deputado federal Ronaldo Carletto e todo o nosso grupo político para buscar apoio e formas de viabilizar a construção de um novo colégio. Tenho certeza que conseguiremos entregar este benefício a Maraú muito em breve”, ressalta.

19 de outubro de 2017, 12:49

Atração de empresas do setor calçadista é aposta para geração de empregos em Buerarema

BUERAREMA 2

A geração de empregos em Buerarema foi a pauta da audiência do deputado estadual Eduardo Salles, os vereadores Wagner Mototáxi, Roseli Novais e Riviane Barbosa e o presidente da ACOB (Associação dos Cavaleiros Organizados de Buerarema), Henrique Guimarães, na quarta-feira (18), com o subsecretário de Desenvolvimento Econômico (SDE), Paulo Guimarães, e o presidente da SUDIC (Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial), Jairo Vaz.

Foi discutido a possibilidade de captação de empresas do setor calçadista, para que se instalem em Buerarema. A iniciativa será viabilizada a partir da utilização de três galpões existentes no município, que pertencem a Ceplac (Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira ) e estão cedidos ao governo da Bahia.

“Neste momento que o país vivencia uma onda de desemprego, estamos em busca da criação de oportunidades de empregos para o município. Esta é uma das grandes demandas do povo de Buerarema e abracei esta causa junto com os vereadores”, ressalta Eduardo Salles.
Paulo Guimarães afirmou que a secretaria irá avaliar a área sugerida e solucionar alguns trâmites burocráticos para, em seguida, iniciar o trabalho de atração de empresas para o município. “Vou manter contato com as empresas para saber do interesse de instalação, mas ressalto que a região tem muito potencial, tendo em vista que já existem grandes empresas instaladas em municípios próximos”, garante Paulo Guimarães.

Além da cessão de uso dos galpões, outro aspecto favorável à instalação das empresas no estado é a oferta de incentivos fiscais que a Bahia disponibiliza para o setor calçadista.

“Agora, vamos continuar batalhando para concretizar a implantação das empresas e dessa forma, promover o desenvolvimento do município e a melhoria da qualidade de vida da população”, conclui Salles.

19 de outubro de 2017, 11:07

Eduardo Salles e vereadores de Buerarema buscam ações para beneficiar município

SIT AUDIENCIA

Na última quarta-feira (18), o deputado estadual Eduardo Salles esteve em diversos órgãos do governo estadual para efetivar ações que beneficiem Buerarema, junto com os vereadores do município Wagner mototáxi, Roseli Novais e Riviane Barbosa e o presidente da ACOB (Associação dos Cavaleiros Organizados de Buerarema), Henrique Guimarães. Em audiência com o superintendente de Infraestrutura de Transportes, Saulo Pontes, foram solicitados patrolamento e encascalhamento na BR-251, no trecho que liga o município a Ilhéus, especificamente na localidade de Santo Antônio. O serviço também foi pedido para a BA- 268, no trecho de Buerarema até Vila Brasil.

“Viemos solicitar a realização desse serviço, porque as rodovias estão em péssimas condições de trafegabilidade e têm provocado prejuízos aos motoristas e agricultores, já que as vias são utilizadas para escoamento da produção”, explica Eduardo Salles.

Saulo Pontes confirmou que irá encaminhar a empresa responsável pela conservação da rodovia para que o serviço seja realizado na BR-251, pois as máquinas estão trabalhando na região. Para a obra da BA-268, o superintendente afirmou que irá avaliar a possibilidade de realizar o serviço em um segundo momento.

“Nós temos uma dificuldade de cascalho na região mas, diante da sinalização do deputado Eduardo Salles e dos vereadores de Buerarema de que há uma jazida de boa qualidade próxima ao município, estou autorizando o serviço na BR-251. Logo em seguida, vamos trabalhar para que o serviço seja realizado na BA-268″, afirma Pontes.

LUZ PARA TODOS EM BUERAREMA

A possibilidade de priorização das obras do Programa Luz Para Todos em Buerarema foi discutida pelo deputado e os vereadores com o superintendente de Energia e Comunicação da Bahia, Celso Rodrigues. Na oportunidade, foi ressaltado a necessidade de maior celeridade no processo de implantação do programa.

Celso ressaltou que entende a urgência da demanda apresentada e, no que for possível, a superintendência irá agilizar o processo de implantação. Além disso, o superintendente de Energia confirmou que até dezembro de 2018 as localidades de Torre Fortuna, Santana Santaninha, Cedro Brasileiro e Puais Santo Antônio terão o serviço concluído. Somente nestas regiões, mais de 200 famílias terão acesso a energia elétrica em suas casas.

“O trabalho para viabilizar o acesso da população à energia elétrica é um dos compromissos do meu mandato e, por isso, fiz questão de agendar esta audiência para tratar a demanda do povo de Buerarema”, pontua o deputado.

CONSTRUÇÃO DA FEIRA LIVRE

A obra de construção da feira livre de Buerarema foi discutida com o diretor de Equipamentos e Qualificação Urbanística da Conder (Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia), Airton José Maia, e foi solicitado mais celeridade na realização da obra.  A construção está parada desde o ano passado em função de falhas no projeto inicial. Airton garantiu que os ajustes já foram realizados e a obra deve ser entregue no início do próximo ano.

Além disso, Eduardo Salles afirmou que irá encaminhar um ofício ao governador Rui Costa solicitando que seja autorizado um aditivo para que haja uma ampliação do projeto e, dessa forma, a feira livre tenha uma estrutura maior.

“A construção da feira livre é uma desejo dos vereadores e da população e, embora existam dificuldades de recursos, vou buscar esta autorização junto ao governo estadual. Vamos trabalhar para que possamos entregar um equipamento de qualidade e com a estrutura adequada para o município”, garante o parlamentar.

18 de outubro de 2017, 16:56

Manutenção de empregos em Ponto Novo e região é defendida por Eduardo Salles

EDUARDO SALLES AUDIÊNCIA

O deputado estadual Eduardo Salles, membro da Comissão de Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa da Bahia, participou, nesta quarta-feira (18), de audiência pública para discutir a situação do Rio Itapicuru e da Barragem de Ponto Novo. O encontro foi proposto pelo deputado estadual Luciano Simões Filho e contou com a presença do diretor de Segurança Hídrica da Secretaria estadual de Infraestrutura Hídrica, Marcelo Nunes Abreu, do diretor de Águas do Inema (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos), Eduardo Topázio, além de representantes da Embasa e da Secretaria Estadual de Infraestrutura.

Na ocasião, Eduardo Salles defendeu a manutenção dos empregos em Ponto Novo e região. “É fundamental a necessidade de manter a geração de emprego em Ponto Novo, que dispõe de um importante projeto com 2 mil hectares irrigados e tem capacidade de gerar 4 mil empregos diretos. Além disso, segundo os técnicos, a região oferece condições favoráveis à fruticultura irrigada, principalmente a banana”, destacou.

O parlamentar ainda afirmou que compreende o posicionamento do governador Rui Costa ao destinar as aguas da Barragem de Ponto Novo para o abastecimento humano. “Deixei claro que compreendo o posicionamento do nosso gestor, de que é necessário cumprir a lei que determina o direcionamento da água da Barragem de Ponto Novo, prioritariamente, para o abastecimento humano nesse período de seca”, afirmou.

Eduardo Salles destacou que é necessário perenizar o Rio Itapicurú por meio da construção de duas barragens, já projetadas, no leito do Rio, e em outros rios próximos para que o fornecimento de água seja suficiente para o abastecimento humano, sem sacrificar o projeto e os empregos gerados.

“Eu, o ex-prefeito de Ponto Novo, Adelson, e todo o nosso grupo político no município lutamos muito pela instalação do sistema fusegate, que já está fase de construção e vai permitir um aumento de 25% da capacidade de armazenamento de água na barragem de Ponto Novo, para ter condições de garantir a sustentabilidade do projeto de irrigação e manutenção da vazão ecológica do Rio Itapicuru. A defesa pela manutenção dos empregos de Ponto Novo e região é um compromisso meu e de todo o nosso grupo político no município”, finalizou.

16 de outubro de 2017, 18:06

Recadastramento biométrico não é obrigatório para todos os municípios baianos

TRE FOTO SITE

Com a intenção de tranquilizar os eleitores dos municípios que representa, o deputado estadual Eduardo Salles esteve em audiência com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), José Edivaldo Rocha Rotondano, acompanhado da vice-prefeita de Morro do Chapéu, Juliana Araújo, e do prefeito de Itaetê, Valdes Brito, na tarde de segunda-feira (16), para buscar esclarecimentos sobre a necessidade de recadastramento biométrico para votar nas eleições do próximo ano. O procedimento será necessário em Salvador e mais 54 municípios e deve ser realizado até o dia 31 de janeiro de 2018. Dos municípios que o parlamentar representa e que a população deve realizar o recadastramento, obrigatoriamente, estão na lista: Ilhéus, Juazeiro, Cruz das Almas e Seabra.

“A biometria não é obrigatória em todo o território baiano. Fui ao TRE buscar apoio, porque tenho recebido relatos de que as pessoas estão acordando na madrugada e viajando muitos quilômetros em estradas e arriscando suas vidas para pegarem senhas e, muitas vezes, não conseguem”, relatou o parlamentar.

De acordo com o TRE, outros 43 municípios da Bahia já realizaram o recadastramento da biometria. No site do TRE-BA está disponível a lista com todos os municípios que precisam realizar o recadastramento de forma obrigatória. Para acessar a lista, clique aqui.

De acordo com o presidente do TRE-BA, mesmo que o município ainda não tenha a obrigação do recadastramento biométrico, os eleitores podem comparecer a postos e ou cartórios para solicitar esse serviço. “Na Bahia, em quase sua totalidade, os municípios possuem o atendimento ordinário com biometria, mesmo que não haja a obrigatoriedade. Pedimos que estes eleitores procurem postos de atendimento do TRE e cartórios, em seus municípios, para que esse processo seja adiantado”, reforçou.

“Como deputado estadual, estarei, juntamente com o grupo político nos municípios que represento, atento a todas às mudanças e demandas que influenciem na vida da população”, conclui Eduardo Salles.

16 de outubro de 2017, 13:01

Secretário de Segurança Pública garante ações enérgicas no combate a roubo em propriedades rurais da Bahia

SEGURANCA FAZENDAS

Após reunião realizada no final do mês de setembro, o deputado estadual e presidente da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa da Bahia, Eduardo Salles, voltou a se reunir com o vice-governador e secretário de Planejamento, João Leão, o secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, e representantes dos produtores, nesta segunda-feira (16), para discutir a ação de criminosos em propriedades rurais no estado.  Mais uma vez, o roubo de gado e insumos agrícolas foram os principais assuntos abordados.

Este novo encontro ocorre cerca de quinze dias após a Comissão de Agricultura ter se reunido com todos os envolvidos em busca de ações junto à Secretaria de Segurança Pública. Naquela ocasião, o secretário garantiu que voltariam a conversar sobre o assunto  para explicar quais medidas seriam adotadas.

“Hoje nos reunimos novamente com o nosso vice-governador, Maurício Barbosa e representantes dos produtores para saber quais são os próximos passos e também agradecer o empenho do governo do estado em buscar soluções para este problema que tem apavorado os produtores baianos”, sinaliza Eduardo Salles.

O chefe da Segurança Pública explicou que após a primeira reunião foram traçadas estratégias e definidas ações integradas que serão implementadas. Ele revelou que há maior intensidade desse tipo de crime nas regiões leste, sul e extremo sul do estado. “Fizemos um trabalho de coleta de informações para que possamos ter um desenho de como estão distribuídos os furtos no estado. A partir daí, iremos definir estratégias de operações policiais”, explicou Maurício Barbosa.

Maurício também afirmou que é essencial o registro dos boletins de ocorrência por parte dos produtores sempre que houver algum crime,  com o intuito de melhorar a comunicação com a polícia. Ainda de acordo com o secretário, em julho deste ano foram registradas 56 ocorrências e janeiro, mês com maior concentração desse tipo de crime, 92 casos foram registrados.  Também foi pontuado que nos dias 10 e 11 de outubro já foram realizadas operações integradas com a ADAB (Agência de Defesa Agropecuária da Bahia) e já há inquéritos instaurados.

Segundo o pecuarista Carlos Kruschewsky, da região de Feira de Santana, após a  primeira reunião do grupo, os produtores afirmam que já houve mudanças. “Aproveitei para agradecer ao secretário, pois já foram realizadas algumas operações da polícia na região e pudemos constatar o impacto desse trabalho”, ressalta.

Maurício Barbosa ponderou que o estreitamento da relação entre os produtores e as polícias é importante para o trabalho de inteligência. “As coisas estão bastante adiantadas e os produtores podem ter certeza que iremos avançar nesta ação. Já há uma determinação governamental para que tenhamos uma ação e com resultados. E isso será feito. Tenho certeza que nos próximos meses, os produtores já podem perceber os efeitos deste trabalho”, garantiu o secretário.

Os produtores sugeriram que seja avaliada a possibilidade de parceria público-privada entre a Secretaria de Segurança Pública e os produtores, a exemplo da que foi realizada nas regiões oeste e extremo sul. Maurício ponderou que a sugestão poderá ser analisada em um segundo momento. De imediato, ele afirmou que será necessário a ampliação das horas extras dos policiais.

Durante a reunião, os produtores relataram que os produtos roubados, como selas e adubos, estão sendo comercializados nas redes sociais.

O vice-presidente da FAEB (Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia), Humberto Miranda, citou que durante reunião da Federação com pecuaristas do extremo sul baiano, na semana passada, ouviu relatos e queixas dos produtores que o número de roubos está aumentando. “De fato, este cenário havia sido modificado após  uma ação mais intensa da polícia, mas agora voltamos a ter casos desse tipo de crime”, argumenta Humberto Miranda.

O secretário ainda afirmou que uma união de esforços está sendo feita  e que o delegado Élvio Brandão, diretor do Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (DCCP), irá conduzir as operações de combate e realizar avaliações permanentes do trabalho  a ser desenvolvido.  Também foi pautado pelo secretário a necessidade de maior sintonia com o Poder Judiciário e Ministério Público para que as ações possam avançar.

11 de outubro de 2017, 17:07

Propostas para geração de emprego e renda em barragens da Bahia são discutidas na SEMA

BARRAGEM

 

O deputado estadual Eduardo Salles participou, nesta quarta-feira (11), de audiência com o secretário estadual de Meio Ambiente, Geraldo Reis, para discutir ações que ofereçam condições de emprego e renda por meio de atividades desenvolvidas nas dezoitos barragens espalhadas pelo estado. Também participaram a Diretora Geral do Inema, Márcia Telles, o presidente da Bahia Pesca, Dernival Junior, o diretor-presidente da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia, Marcus Bulhões, além de representantes da Embasa e da SIHS (Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento).

A proposta é levar o projeto de piscicultura para beneficiar os pequenos produtores que atuam na Barragem Bandeira de Melo, contemplando os municípios de Itaetê e Boa Vista do Tupim; na Barragem do França, Piritiba; e a Barragem de Ponto Novo. Todas essas barragens já foram visitadas e avaliadas pela Bahia Pesca. “A nossa intenção é realizar, em seguida, avaliações na demais barragens para que sejam oferecidas condições de emprego e renda em todas elas”, disse Eduardo Salles.

Ficou definido que será criado um grupo de trabalho formado por técnicos de todos esses órgãos envolvidos para que o processo de licenciamento seja acelerado e, consequentemente, colocar em prática os projetos de piscicultura.

“Trabalhar a favor do crescimento do setor pesqueiro é um compromisso que tenho desde o começo do meu mandato como deputado estadual. Aproveitei para agradecer o secretário Geraldo Reis pela sensibilidade em entender a importância dessa iniciativa”, ressaltou o parlamentar.

Página 1 de 8312345...102030...Última »