Cotações
Ver todas

Notícias

20 de abril de 2017, 16:07

Comissão de Agricultura da ALBA aprova proposta de audiência pública para discutir cultivo do cravo

DSCN9069A Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa da Bahia, presidida pelo deputado estadual Eduardo Salles, aprovou, nesta terça-feira (18), a proposta de realização de uma Audiência Pública Conjunta com a Comissão de Infraestrutura para discutir a questão a cadeia de cultivo do cravo.
A proposta foi apresentada pelo deputado estadual Hildécio Meireles, e a previsão é que o evento ocorra no final do mês de maio, em Valença. O evento deve reunir secretários de estado, representes do Ministério da Agricultura e agricultores
O presidente da Comissão de Agricultura garantiu que o colegiado irá apoiar a iniciativa e parabenizou o colega parlamentar. “O cultivo do cravo é importante para o estado e a nossa Comissão tem total interesse de participar dessa discussão que, com certeza, irá beneficiar os pequenos produtores”, avalia Eduardo Salles.
A proposta será submetida à aprovação da Comissão de Infraestrutura e Desenvolvimento Econômico, na próxima terça-feira (25), que é presidida pelo deputado Hildécio. “Vim buscar o apoio da Comissão de Agricultura porque é a mais competente para tratar do assunto e dessa forma mobilizar o maior número de interessados possível”, explica Hildécio Meireles.

20 de abril de 2017, 09:59

SENAI oferece mais de 400 bolsas gratuitas para cursos técnicos na Bahia

SENAI ELETRO

Estudantes de Barreiras, Ilhéus, Juazeiro, Luís Eduardo Magalhães e Vitória da Conquista, que tenham obtido pontuação média de 550 pontos ou mais no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e que declarem baixa renda, podem se inscrever, até 11 de junho, em uma das 450 vagas do processo seletivo dos cursos técnicos oferecidos pelo SENAI Bahia (2017.2).

O deputado estadual Eduardo Salles, membro da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa da Bahia, destacou a importância da iniciativa. “Promover cursos de qualidade para estudantes, principalmente, aos de baixa renda, é uma forma de incentivo para inseri-los cada vez mais capacitados no mercado de trabalho”, ressalta o parlamentar.

Podem ser utilizadas as notas dos Exames de 2016, 2015, 2014, 2013 e 2012, e as inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, por meio do site do Senai. Estudantes de Alagoinhas, Camaçari, Feira de Santana, Lauro de Freitas e Salvador (Unidades: Cimatec e Dendezeiros) também podem fazer as inscrições.

Os cursos oferecidos são Química, Logística, Mecânica, Eletromecânica, Eletrotécnica, Eletrônica, Segurança do Trabalho, Edificações, Petroquímica, Petróleo e Gás, Mecatrônica, Alimentos, Manutenção Automotiva, Telecomunicações, Informática, Redes de Computadores e Automação Industrial, Sistemas de Energias Renováveis e em Mineração.

19 de abril de 2017, 13:15

Deputado encaminha projeto de lei que defende gratuidade para idosos nos ônibus intermunicipais

PROJETO D ELEI ENCAMINHADO

Um Projeto de Lei, de autoria do deputado estadual Eduardo Salles, para garantir acesso, gratuito, aos idosos nos ônibus intermunicipais do estado foi encaminhado, nesta quarta-feira (19), à Presidência da Assembleia Legislativa da Bahia. O documento prevê a disponibilidade de dois assentos, por veículo, para pessoas com mais de 60 anos.

No estado, a resolução 27/01, da AGERBA (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia), trata da regulamentação do transporte público e cita o direito dos idosos à gratuidade nos ônibus, mas não assegura juridicamente o benefício.

“Ao contrário da resolução, que pode ser revogada a qualquer momento, o Projeto de Lei vai permitir a segurança jurídica e garantir esse benefício ao idoso”, esclarece Eduardo Salles.

O projeto do parlamentar prevê que, para ter direito à gratuidade nos ônibus, será preciso solicitar reserva de assento com, no mínimo, 24h de antecedência, contadas a partir do horário previsto da saída do veículo, e apresentar documento de identificação com foto.

O deputado afirmou ainda que outros estados estão à frente da Bahia neste quesito. “Em São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo, essa lei de gratuidade no transporte intermunicipal já é uma realidade”, lamentou o parlamentar.

 

EVENTO IBS

Como sócio fundador do IBS (Instituto Brasileiro Sênior), Eduardo Salles participou do evento ‘Amigos e Amigas, vamos viver o IBS’, em comemoração ao dia nacional do amigo, nesta terça-feira (18).

O parlamentar foi um dos palestrantes do evento e abordou as políticas públicas em defesa do idoso no Brasil. “Além de discutirmos as leis que tramitam no país, a intenção dessa palestra foi propor que eles mesmo tragam sugestões que possam, futuramente, serem efetivadas. ”, destacou Eduardo Salles.

O deputado estadual aproveitou sua fala e destacou o envolvimento com a considerada melhor idade. “Meu trabalho em favor aos direitos dos idosos começou muito antes de ser deputado estadual. Há 13 anos, ao lado de Terezinha, fundamos a Câmara Portuguesa de Comércio da Bahia. Na época, ela já era representantes dos idosos na Bahia e, juntos, viemos trabalhando todos esses anos até me tornar sócio fundador do IBS”, lembra.

E também aproveitou para divulgar o projeto de lei. “Agora, vou lutar para que esse projeto seja aprovado pelos amigos deputados na ALBA e seguir com essa dedicação aos idosos”.

O parlamentar compôs a mesa ao lado dos presidentes do IBS e da Câmara Portuguesa de Comércio da Bahia, Terezinha Brandão e Ricardo Galvão, respectivamente, da psicanalista e criadora do dia nacional do amigo, Kleyde Lopes, e do assessor jurídico, Otto Araújo.

18 de abril de 2017, 14:59

Eduardo Salles solicita regularização no abastecimento de água para Ibirataia

DSCN9079Em audiência com o secretário da SIHS (Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento), Cássio Peixoto, e o diretor geral David Simões, nesta terça-feira (18), o deputado estadual Eduardo Salles, solicitou providências para que o problema de abastecimento de água em Ibirataia seja solucionado. A questão foi discutida entre o parlamentar e o ex-prefeito, Marcos Aurélio, ainda na segunda-feira (17). O ex-prefeito não participou da audiência na SIHS em função de compromissos assumidos anteriormente em Ibirataia.

O deputado explicou ao secretário Cássio Peixoto que a população vem sofrendo com problemas no abastecimento, seja pela falta de água nas torneiras ou pela má qualidade da água que chega às residências do município. “O ex-prefeito me relatou a dificuldade que o povo de Ibirataia está vivenciando e prontamente entrei em contato com o secretário para que possamos assegurar o acesso à água de qualidade”, ressalta o parlamentar.

Durante a audiência, Cássio Peixoto entrou em contato com o presidente da Embasa, Rogério Cedraz, pois a empresa é hierarquicamente ligada à Secretaria e ficou acordado que técnicos da Embasa e da SIHS irão até Ibirataia nesta quarta-feira (19).  “Nosso pessoal irá até o município para avaliar o problema e elaborar um relatório apontando os problemas e quais ações serão adotadas, de forma imediata, para que possamos regularizar o abastecimento e qualidade da água no município”, garantiu o secretário.

Eduardo Salles aproveitou para agradecer ao secretário e irá acompanhar a situação até que esteja resolvida. “Agradeço o secretário Cássio Peixoto pela atenção ao atender esta demanda. Como representante político de Ibirataia, este é o meu papel, buscar ações que resolvam e atendam às demandas da população. Junto com o ex-prefeito Marcos Aurélio e nosso grupo político, iremos continuar trabalhando por ações que melhorem a vida da nossa gente”, destaca o deputado.

17 de abril de 2017, 11:06

Barracas padronizadas são disponibilizadas para feirantes de Tapiramutá

BARRACAS TAPIRAMUTÁ

Trinta barracas padronizadas foram disponibilizadas para agricultores familiares que atuam como feirantes, ligados à Associação Beneficente dos Moradores da Baixada, em Tapiramutá. Os equipamentos já foram entregues ao município, após solicitação do deputado estadual Eduardo Salles e o prefeito Ju, ao presidente da CAR (Companhia de Ação e Desenvolvimento Regional), Wilson Dias.

“As barracas oferecem infraestrutura adequada para a comercialização dos produtos, proporcionando mais comodidade, higiene e beneficiando comerciantes e consumidores”, ressalta Eduardo Salles.

Além destas, serão entregues mais 30 barracas até o final do primeiro semestre de 2017. “Ao todo, receberemos 60 equipamentos, que serão instalados de uma só vez, ainda neste primeiro semestre”, explica o prefeito Ju.

O deputado comemorou a entrega das barracas e garantiu que continuará trabalhando por Tapiramutá. “Agradeço a Wilson Dias pelo empenho em concretizar esse pedido, além de destacar o trabalho realizado pelo prefeito Ju, o ex-prefeito Luciano Nery, e todo nosso grupo político, para levar cada vez mais conquistas para a nossa Tapiramutá”, destaca o parlamentar.

12 de abril de 2017, 15:54

Morro do Chapéu recebe Programa de Rastreamento do Câncer a partir de segunda-feira (17)

rastreamento

A ação itinerante do Saúde sem Fronteiras com o Programa Rastreamento do Câncer de Mama chega a Morro do Chapéu na próxima segunda-feira (17).  A unidade vai ficar estacionada na praça Flaviano Guimarães, ao lado do Banco do Brasil, até o dia 05 de maio, atendendo mulheres de 50 a 69 anos.

As mulheres que se enquadram na faixa etária estabelecida pela SESAB (Secretaria Estadual de Saúde) e que desejam atendimento devem levar um documento de identidade, Cartão do SUS e comprovante de endereço. As pacientes diagnosticadas positivamente terão o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico realizado em unidades de alta complexidade em oncologia na região.

Para o deputado estadual Eduardo Salles, a carreta só vai levar benefícios às moradoras. “É preciso chamar a atenção das mulheres para a importância da prevenção. Por isso, aproveito para parabenizar o secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas Boas, que tem levado esse projeto para todo o estado, permitindo que as mulheres tenham acesso ao serviço”, afirma o parlamentar.

O Saúde sem Fronteiras da SESAB tem o objetivo de ampliar e descentralizar o acesso a serviços de saúde em toda a Bahia e vai atender uma parte das mulheres que ainda não tiveram a oportunidade de realizar mamografia, exame que detecta precocemente casos de câncer de mama.

 

“Ao lado do deputado federal, José Carlos Araújo, da vice-prefeita, Juliana Araújo, e do nosso grupo político, continuarei trabalhando para efetivar ações que beneficiem a população de Morro do Chapéu”, ressalta Eduardo Salles.

12 de abril de 2017, 12:46

Operação tapa-buraco entre Barra do Choça e Vitória da Conquista é retomada após solicitação de Eduardo Salles

BARRA DO CHOÇA SEINFRA

Começou esta semana a retomada da operação tapa-buraco nos 27 quilômetros da BA-265, no trecho entre Barra do Choça e Vitória da Conquista. O serviço foi solicitado pelo deputado estadual Eduardo Salles, pelo ex-prefeito Oberdan Rocha e o ex-vereador Naelton, em audiências com o secretário estadual de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, e o diretor de infraestrutura, Saulo Pontes.

Para Eduardo Salles, a realização dessa obra vai oferecer mais segurança para quem precisa se deslocar entre os dois municípios. “Promover a qualidade de vida para a população de Barra do Choça é um compromisso meu e de todo o nosso grupo político. Por isso, aproveito para agradecer a sensibilidade do secretário e do diretor de infraestrutura por entenderem a urgência dessa solicitação”, disse o parlamentar.

Ao longo do seu mandato, o deputado estadual Eduardo Salles e o ex-prefeito Oberdan Rocha conseguiram a garantia de realização de trabalhos de urbanização após audiências com o governador Rui Costa e o secretário Marcus Cavalcanti. Entre elas a Avenida Paulo Ramalho Grilo, a rua Teopompo Bastos, e a pavimentação asfáltica de todas as ruas do bairro Ouro Verde

11 de abril de 2017, 14:04

Reforço para segurança na região Oeste é solicitado na SSP

DSCN8974

O deputado estadual Eduardo Salles, presidente da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa da Bahia, esteve em audiência, na manhã desta terça-feira (11),  com secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, e representantes dos produtores do Oeste do estado para solicitar reforço na segurança da região.  A medida é motivada em função da crescente tensão na região, após um juiz de Formosa do Rio Preto conceder liminar, na segunda-feira (10), que determina a reintegração de posse de terras para uma pessoa física que alega ser dono de uma área de 340 mil hectares e que é cultivada por cerca de 300 famílias .

“Estamos falando de uma área que há mais de 30 anos é cultivada por produtores que agora estão reféns de uma situação absurda, que é fruto da instabilidade jurídica em toda essa região. Os produtores estão reunidos e vão lutar por suas propriedades”, explica o parlamentar.

O grupo relatou ao secretário que no momento, há o risco de conflito iminente e seguranças fortemente armados estão na região, com a intenção de intimidar os agricultores e expulsá-los das propriedades, que ficam localizadas em áreas do Matopiba (região agrícola que abrange os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) .

“Estamos na fase de colheita e esses supostos “seguranças” circulam  na região com escopetas e fuzis para amedrontar os trabalhadores”, destacou o presidente da Aprochama  (Associação dos Produtores Rurais da Chapada das Mangueiras), Edson Fernando Zago.

Maurício Barbosa garantiu que uma ação enérgica será adotada para garantir a segurança e impedir o conflito. “Estamos atento à esta situação e vamos utilizar os recursos disponíveis para assegurar que episódios de violência não aconteçam nesta região”, afirmou o secretário.

“Esta já é a segunda reintegração de posse do juiz que, sem ouvir os produtores, dá parecer favorável a outra parte, em clara intransigência jurídica. Tanto que a primeira sentença foi declarada ilegal pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça), que reconheceu a boa-fé dos produtores”, completa Eduardo Salles.

Ao longo desta terça-feira (11), o parlamentar participa de diversas audiências com os representantes dos produtores para discutir o assunto. “São 250 mil hectares plantados de soja, milho e algodão que podem ser destruídos. Estamos lidando com uma situação urgente que pode desestabilizar a economia do estado, com o desemprego de milhares de trabalhadores”, conclui Salles.

 

Página 1 de 6812345...102030...Última »