Cotações
Ver todas

19 de agosto de 2015

Na SIT, Eduardo Salles e prefeito de Ilhéus buscam resolução de problema do avanço da maré

sit saulo jabes eduardo

 

O deputado Eduardo Salles e o prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, participaram nesta quarta-feira (19) de uma audiência com o superintendente de Infraestrutura de Transportes (SIT) da SEINFRA (Secretaria de Infraestrutura da Bahia), Saulo Pontes, para buscar a resolução do problema do avanço da maré, que prejudica os bairros de São Miguel, Barra Norte e São Domingos.

“O mar está levando casas, cabanas de praia e a BA-001″, conta o prefeito, que já decretou situação de emergência. O deputado Eduardo Salles também está preocupado. “Essa estrada é a principal ligação entre Ilhéus e Salvador. Se o acesso for interrompido, os prejuízos serão ainda maiores, já que a região recebe muitos turistas”, diz o parlamentar.

Segundo o superintendente, equipes do órgão terminaram o trabalho de levantamento técnico e orçamento da obra na última terça-feira (18). O próximo passo da SIT é uma medida emergencial para evitar a interdição da rodovia. “Nosso objetivo é proteger a estrada até que o projeto definitivo seja concluído”, explica Saulo de Souza. A expectativa do superintendente é que a obra de emergência esteja pronta até o dia 31 de agosto, quando a tábua de maré indica os níveis mais altos.

Na próxima segunda-feira (24), o secretário de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, deverá tomar decisões sobre o projeto definitivo em audiência com a participação do deputado.

ESTRADA DE INEMA
Eduardo Salles e Jabes Ribeiro aproveitaram a audiência para falar com Saulo Pontes sobre os 24 km de estrada que ligam a cidade de Ilhéus ao distrito de Inema, o maior do município, passando por União Queimada e Pimenteira. O trecho precisa ser revitalizado.

O maior obstáculo para o início das obras era a localização de uma jazida de cascalho de qualidade. “A Prefeitura já encontrou uma cascalheira em Almadina, de onde é possível retirar o cascalho adequado para a operação”, conta Eduardo Salles, explicando que faltam apenas algumas máquinas para que o trabalho seja iniciado.

Junto com o prefeito, o deputado solicitou à SIT uma escavadeira hidráulica, uma motoniveladora, um rolo compactador e duas caçambas. O superintendente se comprometeu a deixar prontas as condições para que o secretário Marcus Cavalcanti possa tomar uma decisão rapidamente. “Queremos que tudo esteja pronto antes da festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, padroeira de Inema, que acontece no dia 13 de setembro”, diz Eduardo Salles.

Comentários