Cotações
Ver todas

08 de fevereiro de 2017

Melhorias para sistema de abastecimento de água e estradas de Maraú são solicitadas na CERB e SEINFRA

gracinha_eduardo

Problemas com a distribuição de água têm afetado diversos povoados de Maraú. Diante desta situação, o deputado Eduardo Salles e a prefeita Gracinha Viana participaram de audiência, nesta terça-feira (7), com o presidente da CERB (Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia), Marcus Bulhões, para buscar ações que resolvam a má distribuição de água na região.

Foram solicitadas as instalações de poços artesianos nos povoados de Piabanha, Caubi e Tabocas. Nessas três localidades vivem cerca de 3.500 pessoas. Ainda foi solicitado o apoio da secretaria para instalação de energia elétrica nos sistemas de distribuição de água dos povoados de Ibiaçu e Tremembé, que funcionam a base de geradores e consomem grande quantidade de diesel.

A instalação de um sistema de distribuição no povoado de Quitungo também foi pautada. “Nessa localidade existia um sistema que foi construído por cima do rio, mas acabou sendo perdido após uma enchente”, explica Gracinha.
Em audiência anterior, o deputado e a prefeita já haviam solicitado a instalação de um poço com canalização para as casas no povoado de Saquaira, onde residem aproximadamente 3 mil pessoas.

Marcus Bulhões garantiu que para Saquaira já foi locado e aprovada a perfuração de um novo poço. “Estamos aguardando apenas a liberação do terreno por parte do atual proprietário. A continuação do trabalho depende disso e agora vamos passar todas as informações para a prefeita e esperamos acelerar este processo”, disse Marcus Bulhões.

Para os povoados de Ibiaçu e Tremembé, a CERB informou que a Coelba deve realizar serviços nos dois locais em breve e que a obra deve durar cerca de 90 dias.

Também ficou acordado que um geólogo será enviado para avaliar a possibilidade de instalação dos poços nos povoados de Piabanha, Caubi e Tabocas.

ESTRADAS DE MARAÚ

Eduardo Salles e a prefeita Gracinha Viana também participaram de audiência com o secretário de Infraestrutura (SEINFRA), Marcus Cavalcanti. No encontro, os dois reiteraram o pedido de asfaltamento para os oito quilômetros que ligam o distrito de Faisqueira, em Ubaitaba, ao distrito de Ibiaçu, em Maraú.

“O secretário nos garantiu que vai fazer um levantamento para realizar um novo projeto e consequentemente o serviço. Seguiremos na expectativa para a recuperação dessa estrada que é tão solicitada pelos moradores”, afirma Eduardo Salles.

“Com a conclusão do serviço, o distrito ficará mais movimentado e teremos condições de oferecer melhor qualidade de vida à população da região”, avalia Gracinha.

Também foi solicitado o asfaltamento da BR-030, no trecho de Maraú. O secretário garantiu que irá buscar o licenciamento ambiental para que a obra possa ser realizada. Cavalcanti ainda afirmou que irá acionar o Inema (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos) para vistoriar a estrada.

Comentários