Cotações
Ver todas

27 de abril de 2017

Melhorias no sistema de abastecimento de água em municípios baianos são solicitadas na CERB

DSCN9374

Em busca de melhorias no abastecimento de água nos municípios em que é representante político, o deputado estadual Eduardo Salles participou, nesta quarta-feira (26), de audiência com o diretor da CERB (Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia), Marcus Bulhões. Foram solicitados serviços para comunidades de Boa Vista do Tupim, Muritiba, Jaguaripe, Barra do Choça, Vera Cruz e Santo Amaro.

“A nossa intenção é sempre buscar ações que priorizem o bem-estar da população. Sem dúvidas, o acesso a água é uma demanda urgente e que sempre tratamos com prioridade”, ressalta.

Para Boa Vista do Tupim, o parlamentar deu entrada em solicitações para a instalação de um poço artesiano no Assentamento Barra Verde;  conserto de bomba localizada no poço do Assentamento Aliança; perfuração e instalação de poço artesiano na Fazenda Santa Emília; perfuração de poço artesiano, já locado, na região de Polinésia; e análise da bomba de um poço já instalado no Assentamento Cambuí.

Referente à solicitação de Barra Verde, o diretor da CERB garantiu que mandará uma equipe para avaliar o sistema e saber a qualidade da água que é fornecida para as 105 famílias da localidade. Já para o Assentamento Aliança, Bulhões enviará uma equipe para realizar visita técnica e avaliar o poço. Para a Fazenda Santa Emília e o assentamento Polinésia, um estudo para analisar as solicitações será realizado. Uma visita técnica no Assentamento Cambuí também foi garantida pelo diretor.

Para Muritiba, o deputado solicitou a perfuração de poços artesianos nas localidades de Pau Ferro, Palames e  Laranjeiras de Baixo, beneficiando 70 casas que estão sendo abastecidas com carros-pipa. Marcus Bulhões afirmou que vai encaminhar equipes que farão uma visita técnica nas localidades de Pau Ferro e Palames. Para a região de Laranjeiras de Baixo, a possibilidade do abastecimento ser feito pelo mesmo sistema da comunidade de Laranjeiras de Baixo foi levantada e o diretor afirmou que um estudo será feito para avaliar a possibilidade.

Para Jaguaripe, foi solicitado a perfuração de poço artesiano no povoado de Terra Santa, que irá beneficiar 69 famílias que nunca tiveram água encanada. O diretor da CERB se comprometeu a dar celeridade à solicitação e enviar uma equipe até o local para avaliação.

Levar melhorias para o sistema de abastecimento de água em localidades de Barra do Choça também foi pauta discutida com o diretor da CERB. Foram solicitadas as perfurações de poços artesianos na Fazenda Baixa da Boa Vista, com 40 famílias, no Sítio Santa Fé, com 18 famílias, na Fazenda Bebedouro e na Comunidade Pescoço de Félix, onde vivem mais de 40 famílias em cada localidade. Marcus Bulhões garantiu que fará um levantamento para avaliar as solicitações.

Já para Vera Cruz, o pedido foi de reiteração para a perfuração de poços artesianos no Assentamento Agroecológico Estrela da Manhã e na localidade de Matange, em Tairu, e na Casa do Mel e Agroindústria Polpal, em Barra do Pote, onde vivem mais de 15 famílias.  O diretor afirmou que irá buscar mais celeridade  na realização do serviço.

Para Santo Amaro, foi pautada a perfuração de poços artesianos no Km 25, que vai atender as localidades de Baixa Grande e Ponto do Carvão, beneficiando mais de 160 famílias. Bulhões se comprometeu a enviar um técnico para fazer a visita e concepção do sistema. Também ficou acordado que um geólogo será enviado para avaliar a possibilidade de locação de novo poço para a distribuição de água nas localidades.

“Promover mais qualidade de vida para a população de todos os municípios que sou representante é o compromisso que tenho com todo os grupos políticos de cada cidade. Aproveito para agradecer ao diretor Marcus Bulhões e à equipe da CERB pela agilidade com que tem tratado nossas demandas”, conclui o parlamentar.

Participaram da reunião o vice-prefeito de Muritiba, Zé Bim da Saúde; a vereadora de Barra do Choça, Sidalva; a presidente da Associação Sol Nascente, de Vera Cruz, Sueli Sampaio; o vereador de Santo Amaro, Paulo Biólogo e o presidente da Associação do KM 25, Edmilson Rufino; o ex- prefeito de Boa Vista do Tupim, Hiran Campos Nascimento, e o vereador Lê; o presidente da Associação de Pescadores e Marisqueiras de Nazaré, Seu Pedro, o presidente da Associação de Moradores da Terra Santa, Bonifácio Avelino, e o presidente da Colônia de Jaguaripe, Valdemar.

Comentários