Cotações
Ver todas

23 de julho de 2016

Início da captação na barragem da Mata da Boa Esperança aumenta em 10% oferta de água em Ilhéus

13770355_10201765759182409_5340733934242578422_n

Começou a funcionar neste sábado (23) a captação de água da barragem da Mata da Boa Esperança, em Ilhéus, o que vai aumentar em 10% a oferta dos recursos para os moradores do município, que têm sofrido com a crise hídrica na região. A informação foi dada ao deputado estadual Eduardo Salles e ao prefeito em exercício, Carlos Machado, na última quinta-feira (21), pelo gerente regional e o diretor de operações de interior da empresa, José Lavigne e Ubiratan Cardoso, respectivamente.

A obra para a instalação de 2,5 quilômetros de adutora na barragem da Mata da Boa Esperança começou ainda no primeiro semestre de 2016, logo após o prefeito Jabes Ribeiro e Eduardo Salles participarem de audiência em Salvador com o governador Rui Costa.

Na última terça-feira (19) o parlamentar participou de audiência com o secretário estadual de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, Cássio Peixoto, e o presidente da EMBASA, Rogério Cedraz, para saber o cronograma de início de captação de água na Barragem da Mata da Boa Esperança. Eduardo Salles foi informado que faltava resolver questões ambientais.

No dia seguinte, com a presidente do INEMA (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia), Márcia Telles, o deputado teve a garantia que o processo para início da operação teria agilidade.

“Percorri todo esse caminho porque sei o sofrimento que a população de Ilhéus está passando. Tenho obrigação, como representante político, de cobrar dos órgãos e agilizar medidas e obras que melhorem a oferta de água”, justificou Eduardo Salles.

Segundo Ubiratan Cardoso, a EMBASA está em processo de implantação de mais três estações elevatórias, 23 reservatórios comunitários e apoio de nove caminhões-pipas para suprir a demanda de hospitais, escolas públicas e UESC (Universidade Estadual Santa Cruz).

Outra ação prometida pelos diretores da EMBASA é aumentar de 160mm para 200mm o diâmetro da tubulação da adutora que leva água ao centro e zona norte.

Comentários