Cotações
Ver todas

07 de junho de 2017

Implantação de distrito industrial vai gerar mais empregos para Ipiaú


DISTRITO INDUSTRIAL

Em função da crise econômica no país, a falta de geração de empregos é o cenário atual que jovens que querem entrar no mercado de trabalho e as pessoas que já estão desempregadas têm vivido em Ipiaú. Diante desta situação, a prefeita de Ipiaú, Maria das Graças, e o deputado estadual Eduardo Salles,  realizaram, nesta terça-feira (6), uma audiência com o diretor-presidente da SUDIC (Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial), Jairo Vaz, e o diretor de Desenvolvimento Industrial do órgão, João Álvaro, para apresentar e discutir o anteprojeto para implantação de um distrito industrial no município.  O secretário municipal de Indústria e Comércio, Etevaldo Júnior, também participou da reunião.

Para o deputado Eduardo Salles, a instalação do distrito industrial vai promover crescimento econômico e a geração de centenas de empregos. “Ipiaú tem uma condição diferenciada de logística e competitividade, o que resulta em um cenário atrativo para a instalação de indústrias” disse o parlamentar.

O município já possui um anteprojeto que prevê a instalação do distrito, elaborado na gestão do ex-prefeito, José Mendonça, em uma área de 15 hectares. Entre as suas vantagens competitivas estão a proximidade com importantes vias de escoamento, como a BR-101 e a BR-116; a FIOL (Ferrovia de Integração Oeste-Leste); disponibilidade de mão de obra capacitada, disponibilidade de recursos hídricos, estação de tratamento de esgoto, aeroporto, rede elétrica, além de um gasoduto que está em construção e a proximidade com grandes centros.

Segundo Jairo Vaz, é preciso seguir alguns procedimentos antes de começar a executar o projeto. “O ideal é fazer, inicialmente, um levantamento e cadastramento completo de todas as empresas de pequeno e médio porte existentes no município, antes mesmo de buscar a captação de novas empresas”, esclarece. Essa ação deve ser executada pela Secretaria de Indústria e Comércio de Ipiaú.

O diretor-presidente da SUDIC ainda se comprometeu a ir com a equipe técnica de Desenvolvimento Industrial do órgão a Ipiaú, na próxima quarta-feira, dia 14 de junho, e a assinar, junto com a prefeita, um acordo de cooperação para a SUDIC trabalhar com o município na implantação do distrito. O segundo passo é solicitar à UPB (União dos Municípios da Bahia) a elaboração do projeto executivo e apresentar à Desenbahia (Agência de Fomento do Estado da Bahia) para buscar os recursos necessários e, consequentemente, a execução do projeto e a captação de empresas interessadas.

A prefeita, Maria Mendonça, afirmou que concretizar esse projeto, será um dos objetivos maiores da sua gestão e que fará todos os esforços necessários. “Traçar estratégias para o fortalecimento industrial e desenvolvimento econômico da cidade é extremamente importante para a população”, enfatizou.

Comentários