Cotações
Ver todas

01 de dezembro de 2017

Hospital da Chapada é inaugurado e vai levar mais saúde para Seabra e região

hospital

O deputado estadual Eduardo Salles participou na tarde desta sexta-feira (1º), juntamente com a liderança política de Seabra, João Gomes e o grupo político do município, da inauguração do novo Hospital Regional da Chapada, em Seabra, ao lado do governador Rui Costa e do secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas. Outros 11 municípios da região da Chapada Diamantina também serão beneficiados.

“Logo no início da manhã, fizemos uma visita guiada com o governador pelas instalações do hospital, e com jornalistas do interior. O Hospital Regional da Chapada vai levar mais saúde, não só para a população de Seabra, assim como para toda a região”, comemorou Eduardo Salles.

Com o investimento de R$ 58 milhões e 101 leitos, sendo 10 de Terapia Intensiva (UTI), a unidade hospitalar contará com atendimento de urgência e emergência 24h, centro de bioimagem e cirúrgico, além de ambulatório. O Hospital Regional da Chapada tem abertura programada para o próximo domingo (3), e vai realizar cirurgias pré-agendadas por meio do Mutirão de Cirurgias. Os primeiros procedimentos já estão sendo realizados em Seabra. As consultas e exames pré-operatórios serão feitos até hoje em unidades móveis estacionadas na Praça da Bandeira, na sede do município.

O governador garantiu que a unidade hospitalar terá perfil assistencial de hospital geral, capaz de ofertar ao usuário do Serviço Único de Saúde (SUS) atendimento médico em urgência e emergência clínica, cirúrgica, pediátrica, traumato-ortopédica e psiquiátrica; internação hospitalar nas especialidades de clinica médica, cirúrgica e pediátrica, além de internação em unidade de terapia intensiva. Também estarão disponíveis atendimento ambulatorial mediante oferta de consultas especializadas e cirurgias ambulatoriais; procedimentos de diagnose e terapias (diagnóstico em patologia clinica, anatomo-patologia, imagem, métodos gráficos e métodos ópticos e hemoterapia), e demais serviços de apoio assistencial e administrativo.

A equipe será formada por 349 profissionais, entre eles, 80 médicos, 34 enfermeiros e 98 técnicos de enfermagem. Com o novo equipamento, a população da região da Chapada que precisa, por exemplo, de internamento em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) não mais terá a necessidade de se deslocar para Irecê, Feira de Santana ou até mesmo Salvador.

hospital2

ASSISTÊNCIA OBSTÉTRICA

A população de Seabra e dos outros onze municípios, que compõem a região da Chapada Diamantina, terão assistência obstétrica, por meio do Hospital Frei Justo Venture, que passará por um processo de requalificação e reforma para se adequar ao novo perfil da instituição. O anúncio foi feito pelo governador Rui Costa durante visita guiada com a imprensa ao Hospital da Chapada.

O equipamento funcionava no município de Seabra como Hospital Regional de referência para urgência e emergência. Ele, atualmente, se encontra fechado. A unidade atuará como referência para parto normal atendendo aos municípios que não realizam este serviço e para partos cirúrgicos de toda a região. Terá perfil de atendimento às mulheres de risco habitual.

Com 30 leitos, o hospital contará ainda com centro de parto normal intra-hospitalar, destinado a realizar atendimento humanizado e de qualidade, exclusivamente ao parto de baixo risco; puerpério fisiológico e cuidados ao recém-nascido sadio. Serão três quartos PPP (pré-parto, parto e puerpério). Nos casos em que as mulheres e bebês necessitarem de atenção especializada, serão encaminhados para a referência de Gestação de Alto Risco, em Feira de Santana. O atendimento da unidade, que fará parte da Rede Cegonha, funcionará 24 por dia, sete dias por semana, com acesso por demanda espontânea e referenciada, integrado aos demais pontos de atenção mediante processos regulatórios.

Comentários