Cotações
Ver todas

08 de novembro de 2016

Governo estadual assina convênio da obra que aumenta oferta de água na barragem de Ponto Novo

fusegate

O convênio que autoriza a utilização de recursos do FIDA (Fundo de Internacional de Desenvolvimento Agrícola) para implantação do sistema Fusegate (equipamento que permite aumento de 25% da capacidade de armazenamento de água) na barragem de Ponto Novo foi assinado nesta segunda-feira (7) pela Secretaria Estadual de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, por meio da CERB (Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia), e a SDR (Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural), por meio da CAR (Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional).

O contrato assinado com a empresa francesa detentora da tecnologia vai permitir a possibilidade de armazenar mais 9,34 milhões de metros cúbicos de água na barragem de Ponto Novo. O investimento total é de R$ 14,2 milhões, sendo R$ 7,5 milhões para o fusegate.

“Eu, o prefeito Adelson Maia e os vereadores travamos essa luta há anos para garantir essa segurança hídrica. A medida vai permitir a manutenção de milhares de empregos, como os postos de trabalho da empresa Sítio Barreiras, que não tinha segurança hídrica para a manutenção da área plantada, e ampliação do investimento”, comemorou o deputado estadual Eduardo Salles.

“Agradeço muito a sensibilidade e ação do governador Rui Costa, dos secretários estaduais Cássio Peixoto (Infraestrutura Hídrica e Saneamento), Bruno Dauster (Casa Civil) e Jerônimo Rodrigues (Desenvolvimento Rural) e do presidente da CAR, Wilson Dias, que estiveram sempre atentos ao problema e não mediram esforços para efetivar a obra. Foram diversas reuniões que fizemos em Salvador e na região para debater o problema” conta Eduardo Salles.

“Sou representante político de Ponto Novo e vou seguir batalhando para melhorar a vida da população. Pude, até agora, em parceria com o prefeito Adelson Maia, firmar convênios que foram responsáveis por grandes vitórias. Independente das dificuldades que possamos ter no futuro, ao lado do nosso grupo político, minha batalha vai seguir”, garante o deputado.

Cássio Peixoto afirmou que a barragem atende a múltiplos usos, abastecendo, além de Ponto Novo, os municípios vizinhos de Filadélfia, Caldeirão Grande, Itiúba, Senhor do Bonfim, Andorinha e Jaguarari.

Comentários