Cotações
Ver todas

03 de março de 2016

Fim da mitigação e trânsito da banana baiana no Espírito Santo são solicitados por Eduardo Salles à ministra da Agricultura

materia da banana

A ministra da Agricultura, Kátia Abreu, e o presidente da CNA (Confederação Nacional da Agricultura), João Martins, ouviram do deputado estadual Eduardo Salles, nesta quarta-feira (2), em Brasília, a solicitação de não mais exigir a mitigação imposta aos produtores de banana da Bahia.

A mitigação é o monitoramento imposto pelo Ministério da Agricultura aos produtores para informar ao órgão o surgimento da Sigatoka Negra, doença que causa perdas de até 100% na produção.

“A mitigação aumenta sensivelmente os custos de produção”, explicou Eduardo Salles. “E hoje essa prática não se sustenta porque a doença já foi verificada em 23 estados”, acrescentou o parlamentar.

Na Bahia, Bom Jesus da Lapa se destaca e é o maior produtor do Nordeste. A região Sul do Estado fica em segundo lugar. São Paulo e o restante do Sudeste são os destinos do produto (banana prata), atividade que gera milhares de empregos.

Outro pedido feito por Eduardo Salles à ministra foi que garanta o trânsito da banana baiana pelo Espírito Santo. O produto segue para os estados do Sudeste.

“Caso a proibição ocorra, vai haver falta de banana para compra por consumidores nesses estados, e um desespero por parte dos produtores que não teriam para onde vender”, justificou Eduardo Salles.

Comentários