Cotações
Ver todas

18 de maio de 2016

Expovale é aberta em Juazeiro e reúne 150 expositores de ovinos e caprinos

expovale 1

Mais de 30 mil pessoas são esperadas para acompanhar a 10ª Expovale (Exposição de Caprinos e Ovinos do Vale São Francisco), aberta na noite desta terça-feira (17). O deputado estadual Eduardo Salles participou da cerimônia da primeira noite da feira, que pretende movimentar R$ 1 milhão em negócios com caprinos e ovinos até domingo (22), último dia do evento.

“A Bahia merece um evento como esse”, declarou Eduardo Salles, que lembrou sua ajuda para consolidar a feira desde a época em que era secretário estadual de Agricultura. “Esse trabalho tem trazido uma enorme melhoria genética ao rebanho do Vale do São Francisco”, complementou o parlamentar.

A Expovale vai reunir criadores do Nordeste, técnicos, profissionais, estudantes e empresas do ramo em um espaço de 5.000 metros quadrados, às margens do rio São Francisco, que vai receber 150 expositores e aproximadamente 1.500 animais.

Considerada uma das maiores exposições de caprinos e ovinos do Brasil, o evento pretende estimular e fortalecer a atividade pecuária em setores da cadeia produtiva, necessários para o desenvolvimento sustentável do Vale do São Francisco, que possui metade do rebanho de caprinos e ovinos da Bahia.
Membro da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa da Bahia, Eduardo Salles vê na Expovale a oportunidade de expandir a atividade em todo o estado. “É uma forma de reunir os melhores criadores, conhecer novas tecnologias, permitir trocas de experiências, movimentar a economia e fortalecer a atividade na Bahia”, apontuou o deputado.

O parlamentar lembrou que o estado tem o maior rebanho de caprinos do Brasil e o segundo de ovinos do país.

“Acredito que podemos seguir fomentando políticas públicas de forragem, abastecimento de água, melhoria genética do rebanho e vias de escoamento da produção para reforçar a ovinocaprinocultura da região. Como deputado comprometido com a agropecuária, os produtores podem contar com meu apoio incondicional”, garantiu Eduardo Salles.

No Brasil, 90% do rebanho de ovinos e caprinos estão na região Nordeste, abrangendo uma área de 166,2 milhões de hectares, dos quais 95,2 milhões (57%) estão inseridos na zona semiárida. As microrregiões geográficas de Juazeiro (BA), Euclides da Cunha (BA), destacam-se como principais produtoras de caprinos. No caso dos ovinos, as microrregiões de Juazeiro, Euclides da Cunha e Serrinha são as principais produtoras, segundo levantamento do CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento).

A Expovale é organizada pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Juazeiro e a ACCOSSF (Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos do Sertão do São Francisco).

O Programa Crabra Produtiva Rota do Leite, criado pela Secretaria Estadual de Agricultura em parceria com a ACCOSSF, foi lançado oficialmente. Logo depois ocorreu a noite de degustação de queijos feitos com leite de cabra.

Estavam presentes na cerimônia de abertura o prefeito Isaac Carvalho, o secretário estadual de Agricultura, Vítor Bonfim, o presidente da ADAB (Agência de Defesa Agropecuária da Bahia), Oziel Oliveira, o superintendente da CODEVASF, José Ailton Carneiro, os deputados estaduais Zó e Roberto Carlos, dos vereadores de Juazeiro, Dalmir Pedra e Anderson da Iluminação, do presidente da SUDIC, Jairo Vaz, o secretário municipal de Agricultura, Jorge Cerqueira, o secretário municipal de Finanças, Edvan Gonçalves, dos diretores da ACCOSSF, Zilton Alves, Juvêncio e Salvador e outras lideranças.

Comentários