Cotações
Ver todas

24 de julho de 2017

Eduardo Salles solicita liberação de madeira para reforma de forro da Igreja de São Jorge de Ilhéus ao IBAMA

IBAMA AUDIENCIA

Com objetivo de ajudar a Diocese de Ilhéus na reforma da Igreja Matriz de São Jorge dos Ilhéus, o deputado estadual Eduardo Salles participou, na manhã desta segunda-feira (24), de audiência com Fábio Rodamilans, superintendente do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis na Bahia).

A pedido do Bispo, Dom Mauro Montagnoli, e do Padre Miro, o parlamentar solicitou liberação de madeira apreendida pelo órgão para que seja utilizada na reforma do forro do telhado e portas da igreja que estão estragados. A igreja foi construída no final do Século XVII e tombada pelo IPAC (Instituto do Patrimônio Artístico e Cultura da Bahia), além de fazer parte do tempo das Capitanias Hereditárias.

Em 2016, o parlamentar esteve em audiência com a superintendência do IBAMA e solicitou a liberação da madeira para a recuperação, mas por ser um ano eleitoral, a legislação não permitiu. Diante dessa situação, Eduardo Salles reiterou o pedido.

“Com muito esforço e ajuda dos fiéis, a matriz passou por uma reforma do telhado, mas ainda precisa do madeiramento necessário para restauração do forro do telhado e das portas da igreja. É um patrimônio não só dos fiéis católicos, mas da arquitetura e da história de Ilhéus”, revelou Eduardo Salles.

O superintendente afirmou que irá empenhar esforços para que a madeira seja liberada. Ele solicitou que o bispo encaminhe um ofício ao Ibama para que esse processo seja resolvido o quanto antes. Diante da resposta positiva, o deputado ligou imediatamente para o bispo solicitando o envio do documento ao órgão.

“A igreja tem mais de 400 anos e é considerado o mais importante monumento histórico de Ilhéus. Na etapa atual da restauração, foram descobertos ouros nos arcos da igreja. Como deputado estadual, trabalharei sempre em favor da preservação histórica e cultural de Ilhéus ao lado do ex-prefeito Jabes Ribeiro, do ex-vice-prefeito, Cacá Colchões, dos vereadores e de todo nosso grupo político no município”, concluiu o parlamentar.

 

 

Comentários