Cotações
Ver todas

24 de novembro de 2016

Eduardo Salles ressalta importância da cadeia produtiva do café e a qualidade do produto baiano

encafe

Durante a abertura do 24º ENCAFÉ (Encontro Nacional das Indústrias do Café), na Ilha de Comandatuba, em Una, na noite desta quarta-feira (23), o deputado estadual Eduardo Salles fez questão de ressaltar a importância da cadeia produtiva do café no estado e lembrou que o produto baiano tem ganhado os principais prêmios nacionais de qualidade.

“Fiquei muito feliz de participar, mais uma vez, da abertura do ENCAFÉ, evento que reúne a cadeia produtiva. A Bahia hoje tem produtos de qualidade que têm sempre se destacado nos concursos”, disse o parlamentar, que já foi presidente da Associação dos Produtores de Café da Bahia.

A edição 2016 reuniu mais de 200 empresas torrefadoras de café e representantes do CECAFÉ (Conselho dos Exportadores de Café do Brasil), ABICS (Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel), produtores e torrefadores.

Entre novembro de 2014 e novembro de 2015, o consumo de café no país teve um crescimento de 0,86%, atingindo 20,508 milhões de sacas do produto. Além disso, o consumo per capita também aumentou, passando a 4,9 kg/habitante/ano de café torrado e moído. O número equivale ao consumo de 81 litros de café por habitante ao ano.

“A minha confiança na expansão do setor também é confirmada pela pesquisa da ABIC, realizada em outubro de 2015, com empresas associadas, que aponta que 51% das indústrias acreditam no aumento do volume de vendas em 2016 e 73% vão manter o quadro de funcionários”, declarou Eduardo Salles.

“Saio desse encontro feliz com as inúmeras novidades apresentadas e confiante de que o trabalho voltado à melhoria da qualidade do nosso café irá impulsionar o aumento do consumo e manutenção de toda uma cadeia produtiva que tanto contribui para a economia do país, mesmo diante do cenário de crise que vivenciamos”, comentou, o deputado.“

“Seja pela diversidade oferecida ou pela reconhecida qualidade do produto brasileiro, ainda vamos avançar neste segmento”, concluiu. O secretário estadual de Agricultura, Vítor Bonfim, e o prefeito eleito de Uma, Tiago de Dejair, participaram do evento.

Comentários