Cotações
Ver todas

11 de maio de 2016

Eduardo Salles e Zequinha Dourado solicitam na SIHS apoio para resolver problema de captação de água em Paratinga

site

Tentando solucionar o problema de captação de água em Paratinga, o deputado estadual Eduardo Salles participou nesta quarta-feira (11) de audiência com o secretário estadual de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), Cássio Peixoto, e com o prefeito Zequinha Dourado.

“O problema é que toda a captação de água para o município é feita em um braço do Rio São Francisco que está praticamente seco”, explica o prefeito, com medo de um colapso na sede e na região das caatingas. Segundo ele, cerca de 22 mil habitantes de Paratinga poderão ser afetadas pela falta d’água.

Durante a audiência na SIHS, o deputado e o prefeito apresentaram duas sugestões para solucionar o problema. A primeira, emergencial, seria a contratação de uma draga potente para desobstrução do canal, fazendo com que a água chegue nas bombas. A segunda, definitiva, é a transferência do lugar de captação de água para o local chamado de Ponta da Ilha.

“O secretário Cássio se sensibilizou e acatou a nossa sugestão definitiva. O primeiro passo é o decreto de emergência no Estado, que já está concretizado”, explica Eduardo Salles. Com a mudança, serão feitas duas captações: uma para a sede do município e outra para a zona rural, cada uma com 2,5 km de extensão. Cássio Peixoto propôs assinatura de convênio entre a Prefeitura de Paratinga e a CERB (Companhia de Engenharia Hídrica e Saneameno da Bahia) para entrega dos 5 km de tubos necessários para as obras.

“Também precisamos de ligação elétrica para que a captação se realize na Ponta da Ilha. Por isso, saímos da SIHS e fomos direto para uma reunião com o secretário estadual de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti”, conta o deputado. O secretário orientou o prefeito Zequinha a enviar ofício à Coelba solicitando orçamento para a execução da ligação.

Comentários