Cotações
Ver todas

05 de julho de 2017

Eduardo Salles e prefeito Carroça buscam ações para fortalecimento e expansão da agricultura em Rio Real

 

IMG_3998Em busca de ações para fortalecer a agropecuária de Rio Real, o deputado estadual Eduardo Salles, o prefeito Carroça e o secretário de Agricultura do município, Walmir Simões, participaram de audiências, nesta terça-feira (4),  na CDA (Coordenação de Desenvolvimento Agrário) e Secretaria de Desenvolvimento Rural para efetivar conquistas para o setor.

Durante audiência com a coordenadora da CDA, Renata Rossi, e o assessor executivo do órgão, Murilo Brito, foram solicitados a regularização fundiária da zona rural e urbana de Rio Real, a entrega de títulos de terra que já estão prontos e de novos títulos e o repasse de recursos do Banco do Nordeste para o Assentamento Mãos Unidas Santa Maria, que hoje conta com cerca de 20 assentados.

A coordenadora se comprometeu a fazer um levantamento de todos os títulos que estão prontos e apresentam algumas pendências. Além disso, ficou acordado que nos próximos meses será realizada a emissão de 50 novos títulos de terra. Sobre a situação dos assentados, Renata Rossi explicou que o governo federal suspendeu o Programa de Crédito Fundiário, mas se disponibilizou a elaborar um novo programa para repasse da verba.

“Estou indo para Brasília essa semana discutir a retomada do programa. Assim que retornar, iremos repactuar o cronograma, juntamente com a prefeitura, para que os recursos sejam repassados a estas famílias”, explicou Renata Rossi.

Sobre a regularização fundiária urbana, foi informado que não existe consórcio para a realização do serviço no Litoral Norte e serão avaliadas ações para viabilizar a solicitação.  Ainda ficou acordado que será realizado um convênio para que seja traçada uma poligonal em todos os povoados e distritos, e dessa forma viabilizar e entrega de escrituras das propriedades.

“Pretendemos entregar a escritura em todos os povoados e distritos de Rio Real e dessa forma, garantir a segurança jurídica dos donos das terras. Essa é uma luta nossa e que vamos trabalhar muito para concretizar”, garante Eduardo Salles.

Construção de viveiro telado e unidade multiplicadora de palmas

Nesta terça-feira, também foi assinado, durante audiência com o chefe de gabinete da SDR ( Secretaria de Desenvolvimento Rural), Jeandro Oliveira, um convênio no valor de R$ 223 mil para construção de um viveiro telado para instalação de um viveiro telado para produção e distribuição de mudas cítricas no município. O convênio foi celebrado com a Cooperativa Agropecuária do Litoral do Norte, que hoje conta com 100 cooperados, e a verba deve ser liberada em breve.

Já em audiência com o superintendente de Agricultura Familiar da SDR, Marcelo Matos, foi discutida a instalação de uma unidade de multiplicação de palmas em Rio Real. A proposta é que as palmas sejam utilizadas em uma reserva estratégica para a segurança alimentar do rebanho.

“Parabenizo o prefeito Carroça e o secretário Walmir pelo trabalho para expandir e fortalecer a agricultura. Ao mesmo tempo, reforço o meu compromisso em trabalhar com o prefeito e sua equipe na busca por recursos para o setor, fortalecendo ainda mais a agricultura familiar do município”, garante Eduardo Salles.

 

Comentários