Cotações
Ver todas

13 de agosto de 2015

Deputado e representantes de Ilhéus vão à SIHS falar sobre problema do avanço da maré

O deputado Eduardo Salles esteve na SIHS (Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento) com o presidente da Câmara dos Vereadores de Ilhéus, Tarcísio Paixão, e os representantes da Associação dos Cabaneiros do Litoral Norte do município, Carlos Roberto Conceição Santos e José Carlos Araújo, conhecido como Maicon.

Na audiência, o grupo conversou com o chefe da pasta, Cássio Peixoto, sobre o avanço da maré, que prejudica imóveis e estradas na beira da praia nos bairros de São Miguel, Barra Norte e São Domingos. “Nossa sugestão é a conclusão da construção de seis espigões que impedem que a água do rio passe para o mar. A obra começou, mas até agora só existem três espigões incompletos”, explica Carlos Roberto.

Segundo o secretário, o governador Rui Costa está trabalhando em um levantamento de problemas dessa natureza em toda a costa da Bahia. “Com essas informações, será decidido que tipo de intervenção será feita em cada região”, conta Cássio Peixoto. O trabalho será feito junto com Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento), SEINFRA (Secretaria Estadual de Infraestrutura) e Defesa Civil.

A sugestão do secretário é que o primeiro passo seja uma agenda conjunta entre SIHS, CODEBA (Companhia das Docas do Estado da Bahia) e o prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiros, para que o pleito seja levado à Secretaria de Portos da Presidência da República. A intenção de Cássio Peixoto é trabalhar como intermediário no diálogo com o governo, junto com o deputado Eduardo Salles. “Não vamos deixar que Ilhéus continue tendo prejuízos sociais e econômicos por causa dessa situação. Estamos guerreando para conseguir as melhores soluções e só vamos parar quando tudo estiver resolvido”, diz o parlamentar.

Comentários