Cotações
Ver todas

14 de setembro de 2015

Deputado participa de debate sobre semiárido brasileiro

agropec

A abertura do AGROPEC Semiárido, que aconteceu nesta segunda-feira (14), no Hotel Fiesta, em Salvador, contou com um debate técnico sobre o semiárido brasileiro, região que agrega 1.333 municípios e abrange 56% do território nordestino.

O principal ponto abordado foi a crise hídrica. “Apesar de o Brasil ter 12% de toda a água superficial do mundo, vivemos na iminência de um caos no abastecimento”, diz o deputado Eduardo Salles, que participou do evento.

O presidente da ANA (Agência Nacional de Águas), Vicente Andreu, foi um dos palestrantes do primeiro dia de AGROPEC, que aocntece até amanhã. Em sua fala, Andreu explicou que a previsão do governo para o futuro não é boa. Segundo ele, o os efeitos do El Niño desta temporaada devem trazer estiagem até setembro de 2016.

Preocupado, Eduardo Salles solicitou ao presidente o aumento da vazão de saída da Barragem de Três Marias, em Minas Gerais. “Isso aumentaria o nível de água no Lago de Sobradinho, responsável por oferecer água para irrigação em diversos perímetros do Vale do São Francisco”, explica o parlamentar. A fruticultura irrigada gera mais de um milhão de empregos diretos e indiretos na região.

Comentários