Cotações
Ver todas

25 de agosto de 2015

Deputado e secretário de Saúde conhecem tecnologia que repele mosquito da dengue

cafe da manha

O deputado estadual Eduardo Salles e o secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas conheceram nesta terça-feira (25) uma tecnologia desenvolvida em Portugal que repele o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. A apresentação foi feita por João Fernandes de Albuquerque, presidente da ACIB (Associação Comercial e Industrial de Barcelos).

Entre janeiro e junho deste ano, a SESAB (Secretaria Estadual de Saúde) registrou na Bahia 45 mil casos de dengue, 32 mil de zika e 11 mil de chikungunya. “Essas doenças causam prejuízo à saúde pública e à economia”, observou Eduardo Salles.

A tecnologia de nanoparticulas é aplicada na tinta das paredes dos imóveis, e repele o mosquito por quatro anos, ou nas roupas, com durabilidade de até 100 lavagens. O produto já foi aprovado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) e agências de saúde da Europa.

A OCIB convidou Eduardo Salles e Fábio Vilas-Boas para conhecerem a empresa em Barcelos, cidade portuguesa a 30 minutos de Porto, e saberem mais informações sobre a tecnologia. “Só vamos ter sucesso no combate ao Aedes aegypti se investirmos em inovação”, disse o secretário.

Eduardo Salles sugeriu convidar à visita o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Manoel Mendonça. “Acho que as duas secretarias podem fazer um trabalho conjunto”, explicou.

“Como deputado, tenho que procurar e propor soluções para os problemas da população”, esclareceu Eduardo Salles.

Comentários