Cotações
Ver todas

09 de fevereiro de 2017

Construção de adutora em barragem de Tapiramutá é debatida em audiência na Embasa

TAPIRAMUTÁ

Buscar soluções para o abastecimento de água em Tapiramutá foi a pauta de audiência desta quarta-feira (8) do deputado estadual Eduardo Salles e o prefeito Ju com o presidente da Embasa, Rogério Cedraz.

O parlamentar e o prefeito discutiram com o presidente do órgão a construção de adutora na Barragem de Pau de Pilão, em Tapiramutá, para que abasteça a ETA (Estação de Tratamento de Água) existente no município. “Tive a felicidade de inaugurar a Barragem ainda como secretário estadual de Agricultura ao lado do ex-prefeito Luciano Nery, e hoje busco, com o atual gestor, alternativas para estruturar a distribuição de água na cidade”, disse o deputado.

Segundo o presidente da Embasa, com os recursos do órgão não seria possível realizar essa obra, orçada em R$ 4 milhões. Para conseguir o investimento, Cedraz apresentou ao ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, projetos para municípios baianos.

“A adutora de Tapiramutá está nessa lista como obra emergencial e estamos apenas aguardando a análise para liberação do dinheiro”, explicou Cedraz.

“Tivemos uma vitória, que foi a liberação de recursos para a ampliação da ETA em Tapiramutá, no ano passado, após reunião que tive com o secretário estadual de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, Cássio Peixoto, e o ex-prefeito Luciano Nery. Quase R$ 500 mil investidos e a obra já está sendo finalizada”, afirmou Eduardo Salles.

DISTRITO DE VOLTA GRANDE

Foi debatido também o problema da falta de água no distrito de Volta Grande. Segundo a Embasa, no momento, não se pode realizar os investimentos necessários em função da crise hídrica no estado. “Precisamos fazer tratamento adequado, todas as ligações necessárias e colocar o distrito no padrão da Embasa para assumir a gestão. Mas continuaremos aguardando investimentos para essa região”, afirmou Rogério Cedraz.

“Mais na frente voltaremos a conversar com a Embasa para que ela faça o tratamento, fornecendo água de qualidade para Volta Grande”, disse Eduardo Salles

Comentários