Cotações
Ver todas

17 de fevereiro de 2017

CERB garante investimento que irá ampliar distribuição de água em Seabra

FOTOS CERB 1

Em audiência com presidente da CERB (Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia), Marcus Bulhões, nesta quarta-feira (15), o deputado estadual Eduardo Salles e o secretário de Agricultura de Seabra, João Gomes, solicitaram uma série de melhorias para o abastecimento do município, que já haviam sido discutidas com o prefeito, Fábio Lago Sul. Na oportunidade, Marcus Bulhões anunciou que na próxima semana será assinado um contrato, por meio do Bahia Produtiva, com recursos oriundos de empréstimo com o Banco Mundial e que serão investidos no aperfeiçoamento das centrais de abastecimento de Seabra e Jacobina.

“Estão sendo realizado alguns ajustes no contrato e os recursos são da ordem de R$ 200 milhões para investir na melhoria de sistemas que já estão ligados às centrais de distribuição. Vamos resolver problemas de reservatórios, bombas, além da instalação de hidrômetros e ampliação do número de ligações”, explica Bulhões.

A estimativa da CERB é aumentar as atuais 9 mil ligações existentes em Seabra para 15 mil ligações. O serviço será realizado, inicialmente, em poços que estejam num raio de 150 quilômetros e tenham acima de 40 ligações e a previsão é que cerca de 20 a 30% do sistema seja recuperado.

Eduardo Salles celebrou a novidade e destaca importância da iniciativa. “Esta é uma grande notícia para toda a população que após esta obra terá mais distritos ligados à central de distribuição, o que significa água chegando para mais pessoas. Assegurar o acesso à água sempre será uma prioridade em meu mandato”, garante Eduardo Salles.

O deputado e o secretário solicitaram a perfuração de poços  para as comunidades de Lajinha, Espinheiro, Solidão de Cima e Malícia, instalação de hidrômetros para as comunidades  de Baixio do Angical, Baixio da Aguada e Velame. Além disso, também foi pautada a necessidade de substituição de cerca de 5 mil metros de tudo de ferro por tubos de PVC e cinco caixas de 10 mil litros para a extensão de rede e  melhorias do sistema de abastecimento de água para mais 10 localidades.

O presidente da CERB se comprometeu a enviar um técnico para avaliar o sistema de fornecimento de água do município para posterior liberação dos equipamentos solicitados.

Comentários