Cotações
Ver todas

11 de agosto de 2015

Audiência pública debate criação de universidades federais na Chapada Diamantina e no Nordeste da Bahia

A Comissão de Educação da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) vai debater a implantação das universidades federais da Chapada Diamantina e do Nordeste da Bahia em audiência pública na segunda-feira (17), no auditório da Casa.

A proposta da audiência foi feita pelos deputados Eduardo Salles, presidente do Colegiado, e Bira Corôa, membro da Comissão. “Apesar de saber que a instalação de universidades federais não é da governabilidade de um deputado estadual, cabe a nós a articulação política para que esse sonho seja realizado”, diz Salles. O secretário estadual de Educação, Osvaldo Barreto, confirmou presença no evento.

A ideia é que a Universidade Federal da Chapada Diamantina supra a necessidade de ensino superior na região, que tem mais de 370 mil habitantes em 24 municípios. “A região é órfã e hoje o estudante precisa se deslocar para outro território para cursas uma universidade federal”, explica Eduardo Salles. Caso seja implantada, a proposta é que a UFCD tenha reitoria em Seabra e campi em Lençóis, Seabra, Ipirá, Rio de Contas e Morro do Chapéu.

A comissão mobilizadora para a criação da Universidade Federal do Nordeste da Bahia (UFNB) prevê que a instituição beneficie dois milhões de pessoas em 72 municípios.

Comentários